Entrevista

.

Este espaço é reservado para entrevistar escritores da literatura de fantasia e ficção, que trabalham em prol da divulgação e incentivo à leitura por meio desse gênero em suas obras, blogs e sites. E o nosso entrevistado da semana é o autor Diogo de Souza, escritor do livro Abascanto, já divulgado aqui no Blog CT. Leia abaixo a entrevista.

.

Nome completo: Diogo de Souza Feijó
Idade: 35 anos
Formação: Engenheiro Elétrico
Cidade/Estado: São Paulo/SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
O primeiro grande romance que eu peguei para ler foi aos nove anos, era “As Brumas de Avalon”. De lá para cá, eu acho que nunca mais parei. Sempre era uma coisa ou outra que eu estava lendo. Vários livros me marcaram como leitor, mas o primeiro mesmo, o que me despertou o interesse, foi “As Brumas”.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Porque na literatura de fantasia, o mundo é sempre mais colorido, mais amplo, com maiores possibilidades. Tudo é possível, e o impossível está há algumas páginas de ser desacreditado. A literatura de fantasia abre as asas da mente e ensina o espírito a manter a esperança. Depois de um livro desses, nós saímos renovados, prontos para ver o mundo de uma outra forma, sob um prisma mais mágico.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Em primeiro lugar, disparado, “A game of Thrones” (“O Jogo dos Tronos”), de George R. R. Matrin. Tudo nessa série é encantador, mas especialmente a construção dos personagens e a técnica narrativa. George Martin consegue criar dez protagonistas diferentes, e você se apaixona por todos! Em segundo, a série “Harry Potter”, da qual sou fã de carteirinha. A J. K. Rowling fez por merecer a fama em seus livros. Ela consegue te envolver na trama da história, no psicológico dos personagens, e no mundo das descobertas dos adolescentes, tudo ao mesmo tempo, sem perder o ritmo da narrativa. É bastante notável que a escrita dela foi melhorando conforme os livros passavam, e junto com ela, o aprofundamento nos personagens. Por fim, a série “The Wheel of Time”, de Robert Jordan. O mundo que ele criou é tão detalhado, tão rico e com uma cultura tão viva, que a imersão na narrativa é imediata. Ainda que ele se perca na trama nos últimos volumes, ele consegue lidar com uma enorme gama de elementos narrativos sem que o leitor se sinta perdido. É diversão na certa.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Toda a forma de entretenimento é essencial para uma vida equilibrada, mas a literatura fantástica em especial (assim como o cinema ou as séries de TV com a mesma temática) tem a preciosa característica de jogar nossa imaginação para além de Marte, nos levar para um passeio em reinos especulativos, nos guiar por vivências que de outra forma não poderiam acontecer. Várias vezes na história do mundo o “impossível” foi desafiado e vencido por pessoas que tiveram a coragem de sonhar. Sem a imaginação, nós ainda estaríamos nas cavernas. Estimular nossa criatividade não é só divertido, mas também necessário para a sociedade, e um ótimo remédio contra o stress.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Eu acho que o mercado brasileiro está altamente carente de bons escritores de fantasia, e isso se reflete na falta de interesse das editoras neste tipo de literatura. Meus dois livros estão sendo divulgados pelo google há mais de um ano, e não pretendo parar com os anúncios. Além disso, meu segundo livro, Abascanto, pode ser baixado de forma inteiramente gratuita pela internet – o leitor paga apenas se quiser uma versão impressa. E, é claro, o ganhador da promoção aqui no blog leva um exemplar autografado na faixa.

6 - Que publicações você já tem?
Tenho dois livros publicados: “Fuga de Rigel” e “Abascanto”. O primeiro fala sobre a jornada de um menino com poderes telecinéticos em busca da família e da própria identidade, perseguido por mentores paranormais, e protegido por um pai que mal tem condições de acreditar no que vê. “Abascanto” fala sobre seres de outra dimensão que se manifestam na Terra com o intuito de ajudar a humanidade, ainda que alguns se percam no meio do caminho. Conta a história de Érico: filho de um destes seres que se vê diante de um mundo bem parecido, e completamente diferente do que conhecia, em uma corrida para salvar a humanidade dos planos enlouquecidos de um indivíduo de sete mil anos de idade.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Estou terminando de escrever “Nêmesis”, um livro que conta a história de uma família de magos modernos que se vê diante da libertação de “Astarot”, um grande demônio aprisionado por seus ancestrais, e narra a trajetória de Isabela, uma garota que carrega sem saber a chave para a libertação final de Astarot. Depois de “Nêmesis”, idéias não me faltam. Ainda há várias outras histórias que eu quero colocar no papel, e alguns lugares aos quais eu quero voltar para ver o que é que aconteceu com aqueles personagens que tanto me animaram no passado.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Leitores: mergulhem em cada história de cabeça. Deixem-se viver dentro dos personagens, se permitam levar pelas decisões, conflitos e certezas de cada trama. Todo o livro tem um tesouro a nos dar, e é o nosso coração que dá vida a estas narrativas, é na emoção que as histórias acontecem. Se um livro é bom ou mau, bem escrito ou pobre, deixemos para julgar isso após a última página, mas até lá, até a última palavra escrita, que cada parágrafo seja uma nova vida em nossos dias.

.

Para conhecer mais do trabalho do Diogo, você pode acessar os sites dos seus livros Fuga de Rigel e Abascanto. Ou mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected] ou [email protected]

.

..

..

.

ARQUIVOS DE ENTREVISTAS:

Adriana Silva

Claudia Vieira

Raul Fernandes

Leandro Reis

Rafael Lima

Clinton Davisson

Rober Pinheiro

Glauco Maciel

Raphael Draccon

Juliano Sasseron

Felipe Pan

Willian Nascimento

Márson Alquati

Jorge Tavares

Gustavo Drago

Marco Aurélio Paz

Vivianne Fair

Helena Gomes

Nelson Magrini

Victor Maduro

Nazarethe Fonseca

Mario Carneiro Jr

Martha Argel

Georgette Silen

M. D Amado

Ademir Pascale

Albarus Andreos

Leonardo Brum

Gabriel Burani

Carolina Munhóz