Ademir Pascale

p style=”text-align: justify;”>Nome completo: Ademir Pascale
Idade: 34 anos
Formação: Letras
Cidade/Estado: São Paulo/SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde muito cedo. Lembro perfeitamente quando meu pai (in memoriam) contava seus incríveis “causos”, a maioria passados no estado de Minas Gerais, sua terra natal. Suas histórias sobre lobisomens, fantasmas, caboclos d’água e sereias eram tão perfeitas e reais, que até hoje não saberia dizer se foram criadas ou realmente vivenciadas por ele. Minha mãe (in memoriam) me estimulou ao mundo das ilustrações, e até pouco tempo atrás, tinha guardado comigo alguns papéis com desenhos de quando eu tinha 3 anos de idade. Não eram simples rabiscos; algo convencional para uma criança naquela idade, mas desenhos legíveis, com olhos, boca, nariz, corpo, etc. Com 5 anos de idade, já tinha uma coleção razoável de HQ’s da Disney e Maurício de Souza. Um pouco mais tarde, influenciado por meu irmão, passei a gostar também dos Heróis da TV, Conan, MAD, etc. Sempre tive destaque no colégio com os meus contos. Eu também tinha o hábito de anotar tudo o que achava interessante em cadernetas. Lembro até hoje que, na 6ª série, minha professora de português gostou tanto do meu conto “Mar de Sangue” que me fez timidamente lê-lo em frente aos colegas de sala. Após a leitura, ela me perguntou se eu tinha vindo de outro colégio ou se tinha feito algum curso de criação literária. Eu disse que não, que estudava lá desde a 1ª série e que nunca tinha participado de algum curso de criação literária. Ela não acreditou muito, assim mesmo ganhei um 10.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Porque diverte, faz sonhar e imaginar novos mundos, além de resgatar lembranças da minha infância.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Sem dúvida O senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Só de saber que boa parte desta obra foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial, já vale a pena a sua leitura. A outra que não posso deixar de citar e na minha opinião a melhor delas é Conan, o Bárbaro, de Robert E. Howard. Talvez muitas pessoas não saibam, mas Conan foi criado no ano de 1932 com o conto de estréia The Phoenix on the Sword. Infelizmente Howard se suicidou poucos anos depois da criação deste incrível herói de bronze, no ano de 1936. Por último, o que citarei não é uma saga. Adoro as obras do Stephen King, não posso deixar de citá-las, dando ênfase ao O Iluminado e Carrie, a estranha.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Cultura, prazer, diversão e entretenimento.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Muita coisa…(rsrs) Faço entrevistas com escritores, ilustradores, dramaturgos, etc., isso desde 2004. Até o momento, entrevistei 141 pessoas: https://www.cranik.com/entrevistas.html. Eu e a Elenir Alves publicamos mensalmente o e-zine TerrorZine: Minicontos de Terror, dando dicas de livros e publicando entrevistas e minicontos de horror. Administro também, além do portal Cranik, o site Divulga Livros e o Literatura Fantástica, além de alguns blogs, como O Desejo de Lilith e Perdendo la Cabeça. Também crio títulos e organizo antologias, uma maneira que encontrei para incentivar e publicar autores em início de carreira.

6 - Que publicações você já tem?
Como disse na resposta acima, já criei vários títulos de antologias, além de organizá-las. São elas: Invasão (Giz Editorial, 2009), Draculea: O Livro secreto dos vampiros (All Print, 2009), Metamorfose: A fúria dos lobisomens (All Print, 2009), No Mundo dos Cavaleiros e Dragões (All Print, 2010) e juntamente do Maurício Montenegro, Poe 200 Anos: Contos inspirados em Edgar Allan Poe (All Print, 2010). Em junho lancei a coletânea de horror Zumbis: Quem disse que eles estão mortos? (All Print). Já publiquei juntamente da Elenir Alves 18 edições do e-zine TerrorZine (edição independente) e estamos indo para a edição de n° 19. Sou autor do romance de horror/policial O Desejo de Lilith (Draco, 2010).

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Eu e os escritores Roberto Causo, Rosana Rios, J. Modesto, Nelson Magrini, J. P. Balbino e Adriano Siqueira, estamos com uma coletânea no prelo na Giz Editorial, obra que será lançada este ano na Bienal de S. Paulo. Eu e o Maurício Montenegro concluímos outra coletânea com os escritores Gerson Lodi-Ribeiro, Regina Drummond, Tim Marvim, James Andrade, Juliano Sasseron, Waldick Garrett e L. F. Riesemberg. Esta obra contará também com um conto meu e outro do Maurício. E para os leitores escritores, organizo as coletâneas Draculea 2 e Sobrenatural. Participem com os seus contos. Leiam o regulamento. Também estou rabiscando outros projetos no mundo literário, mas ainda é segredo.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Continuem lendo as obras dos autores nacionais, pois tem muita coisa boa vindo por aí. Agradeço pelo espaço.
.

Para conhecer mais do trabalho do Ademir, você pode acessar seu site Cranik, o site Divulga Livros, seu blog do livro Lilith, o blog Perdendo la Cabeça, segui-lo no twitter ou mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]