Feliz Aniversário, Rick Riordan!

Escrito por Emerson Marques | Listado em Autores | Publicado em 05-06-2011

4

Mesmo que seja quase no fim do dia, o Blog CT não poderia deixar de prestar homenagem à este autor que atualmente encantou leitores e mais leitores, com suas aventuras no acampamento que é hoje o mais querido de todos.

Richard Russell “Rick” Riordan, Jr., mais conhecido como Rick Riordan nasceu em San Antonio, Texas, em 5 de junho de 1964, atualmente mora com a mulher e dois filhos em San Antonio, Texas. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. O autor ficou famoso depois do sucesso com sua série Percy Jackson e os Olimpianos.

O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

E o garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas.

Além de Percy Jackson o autor assina a série As Crônicas dos Kane, que desta vez traz a mitologia egípcia em sua trama, e Os Heróis do Olimpo que narra também aventuras no Acampamento Meio Sangue.

Parabéns, Rick Riordan!

Fonte: Wikipédia

Feliz Aniversário, Eoin Colfer!

Escrito por Emerson Marques | Listado em Autores | Publicado em 14-05-2011

3

Vamos parabenizar aquele que sem dúvida conquista o leitor com suas histórias fantásticas, de uma forma singular, ousada, hilária e muito criativa. Eoin Colfer, conhecido por sua famosa série Artemis Fowl, completa hoje 46 anos.

Eoin Colfer é também professor e mora com o filho e a mulher na Irlanda. Nasceu e foi criado em Wexford, cidade litorânea no sudeste da Irlanda. Começou a escrever peças ainda muito cedo, obrigando seus infelizes colegas de turma a se vestir de vikings arruaceiros. Intimidado pelo encorajamento constante da família, ele continuou a escrever depois de adulto. Seu primeiro romance, Benny and Omar, tornou-se um best seller na Irlanda, e Artemis Fowl, seu primeiro livro com o brilhante e jovem anti-herói, virou um sucesso internacional imediatamente. Artemis Fowl ganhou o WHSmith de Livro Infantil do Ano na “Escolha Popular” e o de Livro Infantil do Ano do British Books Awards.

As aventuras de Artemis, a história de um garoto bastante diferente, um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime, possui 6 livro publicados pela Ed. Galera Record, que brevemente lançará o 7º volume da série. Sem contar a publicação do Graphic Novel e o Arquivo Artemis Fowl.

Artemis é um menino prodígio, de inteligência e astúcia peculiar. É também o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o menino imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família. A audaciosa artimanha poderá derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra que Artemis está confiante que pode vencer.

Parabéns, Eoin Colfer!

Fonte: Wikipédia

Parabéns, Lewis Carroll!

Escrito por Emerson Marques | Listado em Autores | Publicado em 27-01-2011

15

E foi há exatamente 179 anos que nascia o criador de mundo inigualável a qualquer outro, que em sua simplicidade, possui uma complexidade que deixou a todos a tarefa de analisá-lo e entender suas entrelinhas, me refiro ao País das Maravilhas.

Autor dos clássicos: Alice no país das maravilhas e Alice Através do Espelho, Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll nasceu em Daresbury, 27 de janeiro de 1832, recebeu de seu pai uma educação religiosa, pois tencionava vê-lo seguir essa carreira. Carroll desviou-se de vez da carreira sonhada pelo pai em Janeiro de 1851 quando ingressou na Universidade de Oxford. Durante o tempo em que estudou na Universidade de Oxford, ele sempre se mostrou bastante interessado e esforçado, tanto que chegou a ganhar uma medalha de honra ao mérito. E em 14 de Janeiro de 1898 Carroll faleceu.

A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse.

Depois de publicada, a história de Alice rendeu muito sucesso, sendo traduzida em mais de 50 línguas, e ganhado diversas adaptações para cinemas, teatros entre outros.
Nesta data especial não poderíamos deixar de homenagear este criador de um clássico, que vem conquistando e passando de gerações em gerações.

Parabéns, Lewis Carroll!

Fonte: Wikipédia

Autores: J. R. R. Tolkien

Escrito por Lucas Rossi | Listado em Autores | Publicado em 03-01-2011

32

No dia 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, África do Sul, nasceu um dos maiores escritores a quem nós, leitores de fantasia, poderíamos ser apresentados: J. R. R. Tolkien! Se estivesse vivo, estaria completando 119 anos de idade, o que não é muito, comparado com todos os seus trabalhos que são eternos e magnificamente escritos. Alamado como o “Pai da Literatura Fantástica Moderna”, foi também poeta, professor universitário e filólogo, ou seja, aquele que tem amor pelo estudo de diversas áreas.

Podemos citar obras-primas de sua bibliografia como a trilogia Senhor dos Anéis e os livros O Hobbit e O Silmarillion, todas publicadas em diversos idiomas e encontradas até em escolas públicas aqui no Brasil, o que mostra que transcedem a barreira da língua, época e país pela genialidade de Tolkien ao criar todo um novo universo diferente do nosso. Quando criança, mudou-se para a Inglaterra - onde morou durante a sua vida inteira -, e mais tarde, ao lado de outro autor conhecido por nós, C. S. Lewis, fez parte do Inklings, grupo de discussão de literatura da Universidade de Oxford, durante as décadas de 1930 e 1940 e participou de outras sociedades. Tolkien foi influenciado por diversas culturas e línguas, particularmente as nórdicas europeias, como podem ser notadas em seus livros. Em 1972, recebeu o nobre título de Sir John Ronald Reuel Tolkien ao ser condecorado com uma Ordem do Império Britânico.

Após a sua morte, em 1973, o seu filho, Christopher Tolkien - que completou 86 anos em dezembro passado -, publicou os materiais do pai que estavam a ser lançados, tendo de decifrar as notas com informações sobre a Terra-Média em O Silmarillion.

Podemos aprender diversos assuntos ao ler O Senhor dos Aneis, assim como a própria vida de Tolkien, com valores e lições exemplificadas a partir da magia e a mais pura imaginação que cativam leitores há quase um século.

Feliz Aniversário, Stephenie Meyer!

Escrito por Emerson Marques | Listado em Autores | Publicado em 24-12-2010

39

E hoje, em plena véspera de natal, comemoramos o aniversário da autora que reinventou um mundo, o que tornou sua obra tão amada por alguns e tão odiada por outros, mas uma coisa não podemos negar, em pouco tempo sua série se tornou um enorme sucesso, um febre que levou, e ainda leva, fãs a loucuras, você já sabe quem é?

Se você acha que me refiro a Stephenie Meyer e seus vampiros, acertou. Hoje a autora, famosa por sua série “Crepúsculo”, completa 37 anos.

A escritora americana nasceu no dia 24 de dezembro de 1973 e ficou conhecida pelo mundo por sua série de vampiros, que gira em torno da relação entre a jovem Bella Swan (uma menina tímida e sem auto-estima que se muda para uma nova cidade) e um vampiro, Edward Cullen (um vampiro “vegetariano”, por não beber sangue humano, que tem um forte apelo ao sangue da garota ). Dois personagens de contrastes que se apaixonam e resolvem correr o risco de uma proximidade tão perigosa. A história é repleta de romance, aventura, suspense e seres sobrenaturais.

Graças à repercussão da série Crepúsculo, Meyer foi classificada como 49º na lista da revista Time das “100 pessoas mais influentes em 2008″. Em 2010, a Forbes classificou-a como a 59º celebridade mais poderosa, com salário anual de US$ 40 milhões.

Os livros da série Crepúsculo já venderam cerca de 116 milhões de cópias ao redor do mundo, com traduções em 37 línguas diferentes, para 50 países. A adaptação cinematográfica de Crepúsculo foi lançada nos Estados Unidos em 21 de novembro de 2008, e no Brasil em 19 de dezembro, o que fez sua obra ganhar ainda mais repercussão.

Parabéns, Stephenie Meyer!

Fonte: Wikipédia

Feliz Aniversário, Christopher Tolkien!

Escrito por Emerson Marques | Listado em Autores | Publicado em 21-11-2010

97

Ele é o terceiro filho, de um autor que é considerado, até hoje, um mestre da literatura fantástica, é também é mais conhecido por ser o editor de muitos trabalhos postumamente publicados de seu pai. Foi ele também quem desenhou o mapa original da Terra-Média para “O Senhor dos Anéis” de seu pai.

Sim, estou falando de Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien, que completa hoje, 21 de novembro, 86 anos.
Christopher Tolkien nasceu em Leeds, na Inglaterra. Há muito ele tem sido parte da obra de seu pai, primeiro ainda criança, quando ouvia os contos sobre Bilbo Bolseiro, e então como adolescente e adulto, ajudando o pai na fase ainda de gestação do Senhor dos Anéis, interpretando os mapas por vezes contraditórios do pai para os mapas da Terra-média para produzir as versões usadas nos livros, e, no fim dos anos 70, ele redesenhou o mapa para esclarecer a caligrafia e corrigir alguns erros e omissões.

J. R. R. Tolkien escreveu diversos trabalhos relacionadas com a Terra-Média, mas que não foram publicadas em vida. Embora pretendesse publicar O Silmarillion junto com O Senhor dos Anéis, ele morreu em 1973 sem terminá-lo. Depois de sua morte, C. Tolkien começou a organizar o massivo número de notas, algumas em bloquinhos de datados de 1960. Muito do material estava escrito a mão, freqüentemente uma escrita sumida estava sobre outra meio apagada, e os nomes de personagens muitas vezes mudavam do começo ao fim da nota. Decifrando essas notas numa tarefa árdua, C. Tolkien admitiu que algumas vezes teve que adivinhar o que seu pai queria.

Fonte: Wikipédia