Seres Fantásticos: Fadas
Escrito por Lucas Rossi | Listado em Seres Fantásticos | Publicado em 17-03-2011
6
É difícil imaginar o mundo da magia sem fadas. Sem elas, provavelmente não haveria companheirismo, ajuda, e às vezes, uma história própria. A sua origem vem de folclores por volta do século XVII, tendo como características uma aparência humana, tamanho grande, e era uma criatura que poderia servir para ajudar ou complicar a vida de todos ao seu redor por sua capacidade mágica. Estes seres eram considerados tanto como “mortos”, “espíritos da natureza”, “risadas de bebês”, ou ainda “demônios”, variando com os contos que os representavam.
A imagem delas variou de tempos em tempos, assim como por mediavalistas e mitos. Alguns acreditavam que não passavam de pessoas que teriam passado de “pecadores”, pagando com uma vida de fada. Havia, também, métodos contra as fadas para que não pudessem importunar os humanos. Outros, porém, diziam que elas semeavam o bem por sua magia e eram vistas como criaturas adoráveis. Isto serve para mostrar o quão antiga é a imaginação das fadas que habitam jardins e florestas, sendo às vezes confundidas com duendes por possuirem a mesma aura e magia a quais eram associadas.
Na saga Harry Potter, as fadas (“doxies”) são mordentes e venenosas e diferentes da maioria das outras por terem asas coloridas e tortas e defesas especiais. Enquanto em Fadas de Dreamdark, de Laini Taylor, conhecemos Magpie que com o seu fiel clã de corvos, viaja pelo mundo caçando os estorvos sedentos por sangue, assim como sua heroína, Bellatrix, fazia há 25.000 anos, essa caçada a levará de volta à grande floresta de Dreamdark, um lugar de lendas e Djinns, imps ardilosos e guerreiros tatuados. Em Artemis Fowl, temos o Povo das Fadas, que se localiza no subterrânero do mundo do protagonista e é composto por diversas criaturas e que possui a sua própria organização. Na história, “fada” é uma espécie que pode ser classificada em gnomos, elfos, anões, trolls, goblins, demônios, espíritos e híbridos (ou, mestiços). Isto também pode demosntrar o fato de tais criaturas são trocadas umas pelas outras. Fadas são bem comentadas na série As Crônicas de Spiderwick, os irmãos Grace conhecem diversos animais fantásticos durante o seu caminho e conseguem ainda observar o mundo das fadas através da Pedra da Visão, a qual os ajuda a solucionar problemas e chegarem aos seus destinos.
Talvez seja em Peter and Wendy, cujo protagonista é o menino que nunca quer crescer, que a fada mais célebre de todas é relembrada pela maioria de todos por sua influência no mundo mágico literário ou cinematográfico: Sininho. Ela é a fiel companheira de Peter Pan, tendo uma personalidade bastante extrema por seu pequeno tamanho, que geralmente a priva de carregar coisas pequena e afeta o seus sentimentos (somente um por vez). A sua representação mais famosa é a no filme da Walt Disney de 1953, Peter Pan, sendo até hoje um ícone da companhia.
Podemos aprender diversos valores com as fadas que há tanto tempo estão presentes na arte do mundo real e na imaginação de pequenas crianças. A maioria de nós, um dia, fomos apresentados a estes seres tão queridos, atrevidos e populares, e temos a nossa própria opinião do que eles são, na verdade.
Portanto, o que uma fada representa ou pode representar para você?