Conheço a série Artemis Fowl de Eoin Colfer há um bom tempo, mas só então tive a oportunidade de ler o 1º volume, “O Menino Prodígio do Crime”, publicado pela Ed. Galera Record. E lógico que me arrependo amargamente pelo meu contato tardio com a série.
Neste 1º volume conhecemos a família Fowl, uma família mafiosa e poderosa no mundo do crime. E Artemis Fowl II, de apenas 12 anos, preocupa-se em manter esta herança de família planejando um roubo do Povo das Fadas.
O primeiro passo é encontrar o Livro das Fadas que contém diversas informações sobre o povo, mas quando Artemis consegue o livro, descobre que o mesmo está em gnomês, idioma das fadas. E decifrar o livro é apenas o começo, com a ajuda de Butler, seu mordomo muito alto e forte, e também Juliet, irmã de Butler, ele seqüestra Holly, fada agente da LEPrecon. Nisto ele propõem o acordo de ouro em troca de Holly. Mas o que Artemis não imagina é que nem tudo ocorre do jeito que ele espera e muitas surpresas e perigos fazerão parte deste plano.
Em pouco tempo, ele se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Ele está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. E agora?
Esqueça todos os heróis, pois o fantástico desta obra é que temos um vilão protagonista. Sim, apesar da idade Artemis é um gênio no crime, e nos surpreende com suas habilidades. Apesar de ser vilão, Artemis não deixa de cativar o leitor, e fazer com que torçamos por ele.
A narrativa de Eoin Colfer é muito envolvente, a todo o momento temos acontecimentos importantes na trama, nenhuma palavra é desperdiçada na narrativa. Eoin quebra também diversos conceitos e cria os seus, um exemplo é de como se pensa em delicadeza quando se trata de fadas, vendo a própria Holly, que se mostra uma agente super corajosa e forte. Entre tantos outros que poderia citar aqui.
Uma trama original e diferente do que estamos acostumados a ler, isso é o ponto forte da história, além de trazer uma aventura alucinante e repleta de personagens fantásticos e bem elaborados. Sem contar personagens pra lá de engraçado e com poderes divertidíssimos, vocês vão entender o que eu estou falando quando conhecerem o anão Palha.
A história superou todas minhas expectativas e se tornou um dos meus livros favoritos. Sem dúvida mais que recomendado.
A frase acima está escrita em gnomês, confira o alfabeto aqui. Para mais detalhes sobre a série acesse nossa página, e lembrando que mês que vem acontece pela Ed. Galera Record o lançamento do 7º volume da série, “Artemis Fowl – O Complexo de Atlantis”.