Diário CT: A FLQueer - Volume Verde

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 30-11-2012

0

Com muito prazer - e no sentido mais literal da palavra - li o quarto livro da série A Fantástica Literatura Queer. O volume Verde contém 7 novos contos e é organizado por Cristina Lasaitis e Rober Pinheiro, publicado pela Tarja Editorial. A obra, que volta às suas 178 páginas dos dois volumes iniciais, segue a linha dos anteriores em conteúdo e diagramação, mas ainda surpreende e envolve o leitor.

Desta vez os autores são Amanda Marchioreto, Celeste Baumann, Lorena de Carvalho Oliveira, Fernando Salvaterra, Lucas Simões Zavagli, Maurício Lopes Júnior e Osíris Reis, que em suas tramas exploram o amor entre iguais.

Novamente o preconceito, a insegurança, a solidão, os medos, os estilos, os abusos, as provações, as descobertas, os pensamentos, as aceitações e os repúdios vêm à tona nas tramas.

Ficção e mitologia, lendas e relatos se misturam e compõem um panorama diversificado de situações envolvendo o público LGBT e suas relações internas e externas, sempre fazendo quem lê pensar sobre a sua leitura.

“Sai do Banheiro!” narra, sob a ótica da lenda urbana Loira do Banheiro, a relação entre dois adolescentes gays pelos banheiros de uma escola. “Ema Villari” é sobre uma cantora famosa que namora com uma senhora e é confundida com uma sapatão que querem assassinar. “Morte na Linha Vermelha” conta a trajetória de um personagem narrado em segunda pessoa que mora com o namorado e sai busca de emprego, enquanto é vigiado por cinco rapazes misteriosos.

“Chuva Ácida” apresenta um jovem que é sequestrado para um mundo atemporal onde aprende que se deve lutar pela vida e pela liberdade. “O Príncipe dos Rios” narra um jovem filho de um deus com uma ninfa que sai em busca do seu amor em meio a desafios e descobertas. “Companheiros de Armas” é sobre um humano que está numa nau com demônios insetoides que discutem o gostar e o sexo entre fêmeas e machos. “Clausura” conta a tragédia vivida por um príncipe pintor que se apaixona por um prisioneiro do rei e ambos acabam tendo o mesmo destino.

As tramas apresentadas nesse quarto volume - narradas em 1ª e 3ª pessoas -, continuam mostrando aos leitores aventuras e dramas daqueles que são julgados por muitos como diferentes, mas que na realidade são mais iguais do que se pode pensar. Ao contrário do que alguns imaginam, a fantasia aqui não é usada de modo a deixar as histórias inverossímeis, os autores se usam dela para mostrar, sob vários ângulos, as atitudes dos seres humanos em relação à diversidade.

Ao terminar de ler a obra, repensei sobre a série A Fantástica Literatura Queer de uma maneira mais ampla, tendo como base todos os 29 contos já publicados. Eu ri, me emocionei, me envolvi, fiquei triste, com raiva, com medo, viajei a outros mundos e culturas, conheci novas criaturas e conceitos. O teor das histórias - ora mais explícitos, ora não -, demonstra que não importa a cor, a origem, a crença, a missão: se há amor e respeito, se tem tudo.

Acredito que esse quarto volume - mesmo sendo uma opinião estritamente pessoal - tenha sido o melhor dentre os lançados até agora. Mas isso é até complicado de afirmar, visto que em todos temos alguns contos que nos chamam mais a atenção do que outros, porém o Verde me atraiu com maior intensidade de uma forma geral. Tendo lido os 4, indico para leitura cada um dos 4, pois um livro completa o outro e, juntos, dizem o que todos precisam ouvir e parar para refletir.

Para ler as outras resenhas, clique nos volumes: Vermelho, Laranja e Amarelo.

Os ‘Dragões’ estão chegando…

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 29-11-2012

0

Ontem foi divulgada a capa da coletânea Dragões, da Editora Draco, com previsão de lançamento para final de janeiro de 2013. A obra, organizada por Erick Santos Cardoso e Marco Rigobelli, teve quase 130 submissões para participação.

O livro, que é comemorativo do Ano do Dragão e dos três anos da Editora Draco, contará com textos de 16 autores selecionados, e será uma edição comemorativa com quase 500 páginas.

Os participantes são: Albarus Andreos, Alec Silva, Ana Carolina Pereira, Ana Cristina Rodrigues, André Soares Silva, Antonio Luiz M. C. Costa, Bruno Oliveira Couto, Cirilo S. Lemos, Elsen Pontual Sales Filho, Eduardo Barcelona Alves, Erick Santos Cardoso, Flávio Medeiros Jr., Karen Alvares, Kássia Neves Monteiro, Marco Rigobelli e Pablo Amaral Rebello.

Nas 16 histórias deste livro você encontrará dragões domésticos que atrapalham a vida alheia, homens-dragões guerreiros com poderes antigos, dragões humanoides que lutam kung fu, ou dragões disfarçados que se revelam quando menos se espera.

Os dragões guardam tesouros, são deuses dos céus e da terra, senhores dos elementos, criaturas ancestrais que raptam meninas nobres por puro capricho ou simplesmente lagartos gigantes que voam e cospem fogo. Mas ninguém pode negar que esses seres mitológicos são sinônimos da fantasia e da imaginação onde quer que apareçam.

Os autores Leandro Leme, Josué de Oliveira, Vitor Frazão, Carina Portugal, Nilton Braga e Nuno Almeida complementam o time nas versões em e-book da antologia e nos Contos do Dragão.

Para ler uma pequena sinopse de cada conto, clique aqui.

Diário CT: O Clã dos Magos

Escrito por Bruna Costenaro | Listado em Diário CT | Publicado em 28-11-2012

11

O livro O Clã dos Magos, primeiro da Trilogia Mago Negro, da autora Trudi Canavan pela Editora Novo Conceito, foi uma obra muito aguardada e desejada por mim. Esperava muito dela, não sei nem porquê, afinal os comentários sobre ela nem foram tão positivos, mas o universo dos magos é algo que me atrai particularmente.

Na trama conhecemos Sonea, uma garota pobre que vivia em uma pensão com os tios até o dia fatídico da purificação que ocorre todos os anos em Imardin. Em meio a um protesto contra os magos, Sonea se vê tomada pela fúria da injustiça cometida e atira uma pedra contra o escudo mágico. O que ela não esperava era que a sua pedra fosse atingir um mago.

Assustada, começa a fugir com medo da morte e se esconde pelas favelas. Mas sua identidade, que até para si era desconhecida, foi revelada: uma maga não treinada está fora do clã. Este passa a procurá-la, e Sonea, apavorada, faz de tudo para fugir. Porém seus poderes começam a sair de controle e ela se vê no maior dilema de sua vida.

Sonea é uma personagem irritante, não consegue parar para refletir acerca dos acontecimentos. Tem como verdade o que é dito pelos favelados e não consegue olhar para si e escutar sua intuição. Demora até compreender o que está diante dos seus olhos, de tão desconfiada acaba até sendo enganada.

Cery, seu amigo, também é um personagem desesperado, embora seja habilidoso em não ser visto e conseguir o que precisa, é muito passional, o que acaba por prejudicar o que busca. Já Rothen, mago principal da trama, é um personagem maduro e misterioso, não fala quase sobre si, mas consegue enxergar além do problema de Sonea, vê como o Rei está em dívida com a favela e o quanto os magos poderiam fazer por eles.

Narrado em terceira pessoa, as perspectivas alternam entre Sonea, Rothen, Dannyl e Cery. Detalhada e bem escrita, a narrativa de Canavan é gostosa e flui bem. O livro é dividido em duas partes, a primeira e longa é de Sonea fugindo do Clã pela favela. É também o problema do livro, visto que se estende além do necessário, poderia ser resolvido muitas páginas antes ou então melhor explorado.

Já a segunda parte, que começa a partir do momento em que Sonea vai para o Clã, é ótima. A trama não se foca apenas em seu aprendizado, mas também na política que existe no Clã, tanto de hierarquia e regras, quanto da conspiração que existe. Os detalhes históricos, de classes e de costumes dos magos é excelente. Uma pena que essa parte é bem mais curta e menos explorada. A capa transmite muito bem o clima do livro, e a diagramação é simples.

A parte final do livro traz um glossário, visto que existem termos diferentes. O desfecho é ótimo e consegue terminar as questões colocadas como principais, o gancho deixado pela autora para o segundo livro é excelente e muito bem colocado e explorado na reta final. Recomendo a leitura de O Clã dos Magos, embora seu começo nos faça torcer contra a protagonista, a segunda parte vale cada minuto gasto. Ambientado em um mundo onde a magia existe e é para poucos, pode nos fazer refletir sobre as camadas sociais e nossa posição diante delas.

O Hobbit ganha seu primeiro clipe

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 27-11-2012

0

O filme O Hobbit ganhou seu primeiro clipe. Assista-o abaixo:

O primeiro filme, O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, estreia em 14 de dezembro de 2012. A segunda parte, O Hobbit - A Desolação de Smaug, tem estreia marcada para 13 de dezembro de 2013. O último filme, O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez, chega aos cinemas em 18 de julho de 2014, sete meses depois do segundo, encerrando a trilogia.

Fonte: Omelete

‘A Grande Rainha’ vem aí…

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 26-11-2012

0

A novidade de hoje é o livro A Grande Rainha, o primeiro da série Mitrax, do escritor Sérgio Roberto de Paulo e que será publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século.

Neste primeiro volume, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.

Confira a sinopse da obra:

No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro.Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos.

Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu.

Diário CT: Histórias Envenenadas 2

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 25-11-2012

0

O livro Histórias Envenenadas - Contos de Fadas de Terror - Volume 2 recebi em uma troca feita com um dos autores da antologia, Matheus Gaudard. A publicação da Andross Editora sob organização de Cristiana Gimenes é uma obra curta, com 96 páginas, apresentação da organizadora e 15 contos.

Os atores são Amanda S. Lopes, Andy Azous, Carla Witch Princess, Danilo Pelloso, Douglas Ostruka, Eddy Khaos, Karen Alvares, Lucas Arienti, Lucas Janini, LASlusarki, Marcela Stéphanie, Matheus Gaudard, Patrícia Guimarães e Raphael Redfield.

Em bosques, castelos, florestas e reinos, as histórias têm como base contos de fadas clássicos como João e Maria, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pequena Sereia, Rapunzel, entre outros.

Além dos personagens principais - crianças, madrastas, príncipes e princesas, reis e rainhas, fadas madrinhas, vovós, lenhadores, bruxas e comerciantes - ainda aparecem vampiros, lobisomens, dragões e gárgulas.

Os contos são bem curtos, por vezes misturam textos infantis que já conhecemos com o clima dos dias atuais, elementos de lendas urbanas ou criaturas mais relacionadas ao gênero do terror, porém causam pouco efeito de medo e suspense. Talvez se as tramas fossem mais desenvolvidas pelos autores, acredito que poderiam cativar e conquistar melhor os leitores com seus enredos.

Além de narrativas baseadas em histórias de nossa infância, algumas que compõem o livro são inventadas, o que parece que sai um pouco da linha que a antologia segue a princípio. Outro fato que incomoda um pouco são os textos iniciais que fazem duplas, pois o mesmo conto de fadas os inspiram. Considero que se estivessem mesclados aos longo da obra ficariam mais interessantes.

Para os que gostam de contos breves e releituras, podem ter bons momentos de leitura. Mas não espere terror, pois você pode se decepcionar um pouco. São histórias envenenadas com pitadas de drama e suspense, não mais que isso. Um ou outro se destacam, mas isso fica ao critério de cada leitor.

Cartaz animado de ‘Em Chamas’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 24-11-2012

0

Foi liberado um cartaz animado de Jogos Vorazes: Em Chamas. O longa continuará a história do primeiro filme, que arrecadou mais de US$ 680 milhões e adaptou a primeira parte da trilogia literária escrita por Suzanne Collins. Veja:

Na trama, Katniss e Peeta voltam para casa após vencerem os Jogos Vorazes e logo têm que sair para se apresentarem na turnê anual dos vencedores. Katniss percebe que sua rebeldia durante os Jogos foi o prelúdio de uma revolta dos Distritos, e que a Capital não pretende deixar isso impune.

Para punir a insolência dos jovens, o Presidente Snow convoca os dois tributos do Distrito 12 de volta a arena para participarem do Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos que acontece a cada 25 anos para marcar o aniversário da derrota dos Distritos para a Capital. Mas esses jogos têm novas regras e são muito mais difíceis de se vencer.

Com direção de Francis Lawrence e roteiro de Simon Beaufoy, o longa está previsto para estrear no dia 22 de novembro de 2013.

Fonte: Cinema com Rapadura

Diário CT: A FLQueer - Volume Amarelo

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 23-11-2012

1

Este é o terceiro livro da série A Fantástica Literatura Queer, organizada pelos escritores Cristina Lasaitis e Rober Pinheiro e publicada pela Tarja Editorial. O volume Amarelo segue a linha dos anteriores - Vermelho e Laranja -, porém com contos mais extensos. A diagramação continua a mesma, assim como a capa, que tem alusão às cortinas que estão prestes a se abrir ao público.

Os autores da vez são Astásia, Sarah Helena, Antonio Luiz M. C. Costa, Gutemberg Fernandes, Carina Portugal, Carlos Silva e Demian Machado Walendorff, que nos apresentam 7 novas histórias que exploram o amor sem barreiras.

Por meio da aventura e do drama, do humor e do romance, sempre com um pouco de suspense, as 228 páginas do livro levam o leitor a viagens ao passado e ao futuro, sempre com o intuito de refletir sobre o nosso presente.

Personagens e cenários variados continuam mostrando que não deve haver fronteiras quando há amor entre dois seres, humanos ou não, como nas fantasias criadas para a coletânea.

“Palestra de Lançamento” conta as experiências amorosas e sexuais de Vó Guataçara quando jovem, que inspiraram a escritora Emily em seu novo romance publicado. “Este Labirinto” tem como plano de fundo os deuses da mitologia e o envolvimento de dois aprendizes, entre descobertas e mistérios. “Quatro Bilhetes para Terra 45″ narra o caso de dois seres selenartrópodes que serão pais em um mundo com leis e tradições sobre geradores e protetores.

“Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade” é sobre duas irmãs curandeiras e uma maldição de um bruxo queimado na fogueira sobre sua vila. “Bias” conta a história de duas mulheres sintéticas que matam estupradores com um agente alucinógeno. “O Carro de Guerra do Herói” narra a relação de um capitão e um timoneiro em uma nave em sua missão. “A Legião das Almas Perdidas” é uma ficção urbana que mostra Amber em busca de vingança pela morte de sua namorada, lutando com Samantha pela liberdade do seu mundo.

O tratamento diversificado do mesmo tema nos contos da obra auxilia a leitura a não se tornar cansativa, ao contrário de outras antologias que tendem a ficar batendo sempre na mesma tecla de forma igual. Os autores escrevem tramas diferentes para leitores diferentes, ou seja, apesar do mesmo enfoque, existem vários meios para se chegar ao que considero o objetivo maior da série: o questionamento e a reflexão acerca do assunto.

Por meio da fantasia, da ficção científica e do terror, sob o ângulo dos próprios seres humanos e de novas criaturas e culturas, podemos ter a oportunidade de refletir e tomar atitudes e posicionamentos acerca do que a sociedade tende a dizer sobre o universo LGBT. Os contos não são superficiais, tratam do cotidiano e de polêmicas de maneira que o leitor não fique imparcial após a leitura.

Ainda há muito o que ser dito a respeito da diversidade sexual, por isso já foi publicado este ano o volume Verde - e teremos em 2013 o Azul e o Violeta n’A Fantástica Literatura Queer. Mais uma vez a organização e os autores da obra estão de parabéns pela produção, e que os próximos livros venham ainda mais envolventes e que possam cumprir o propósito de propagar a quebra dos paradigmas atuais que persistem sobre as relações homoafetivas.

Para ler as resenhas dos outros volumes, aqui a do Vermelho e aqui a do Laranja.

Grupo de Resgate ao Lobisomem

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 22-11-2012

0

A dica testrálica de leitura de hoje aqui no Blog CT é o livro Abused Werewolf - Grupo de Resgate ao Lobisomem, da escritora Catherine Jinks pela Editora Farol Literário. Confira abaixo a sinopse da obra que faz sequência ao livro Reformed Vampire - Grupo de Resgate ao Vampiro:

Não é porque é um lobisomem que você não vai viver a sua vida do jeito que quiser. Quando Toby Vandevelde acorda em um hospital sem nenhuma lembrança da noite anterior, sua mãe, desesperada, conta que ele foi encontrado desacordado na jaula de um lobo. Toby primeiro acredita que seus dois melhores amigos estão de alguma forma envolvidos nisso, até descobrir que eles estão tão assustados quanto ele.

Com o aparecimento do misterioso Reuben, armando que ele sofre de uma rara e perigosa “condição”, tudo fica ainda mais confuso. A partir daí, Toby se vê envolvido com estranhas pessoas que tentam persuadi-lo a aceitar ajuda. Nada parece convencê-lo até que ele é sequestrado e mantido em um calabouço sem janelas. Ai então Toby vai começar a entender o que signica ser uma criatura sobrenatural…

Tendo transformado os vampiros em guras frágeis e pouco glamorosas em Reformed Vampire, Catherine Jinks retoma essa história explorando agora o universo dos lobisomens. Nina, Reuben e o padre Ramon estão de volta e terão agora que ajudar a resgatar Toby dos inescrupulosos tra cantes de lobisomens. Será que eles vão conseguir?

Diário CT: O Lobo do Centeio

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 21-11-2012

0

O livro O Lobo do Centeio é uma graphic novel que faz uma releitura do clássico lobisomem, com ilustrações e textos de Janaina Tokitaka. A obra, uma cortesia publicada pela Editora Escrita Fina, tem 64 páginas e narra em primeira pessoa acontecimentos em uma vila de camponeses que cultivavam plantação de centeio.

Durante a noite, a escuridão assolava os moradores, pois um lobo estava atacando um novo camponês a cada madrugada que passava da Lua Nova, deixando o vilarejo com medo e todos desejando vingança ao animal.

Decididos a honrar a morte dos companheiros, alguns homens vão atrás do bicho por dentro da mata e conseguem acertá-lo, tranquilizando principalmente as mulheres do local.

Uma nova fase se inicia na vila e logo chega a época da colheita, em que se comemora a prosperidade das plantações. Porém, algo estranho chama a atenção dos camponeses: os grãos de centeio nasceram negros.

A problemática maior da história começa quando então um jovem resolve investigar o ocorrido e, quando retorna, ataca quem vê pela frente como um animal voraz. Os moradores da vila conseguem acorrentá-lo, mas não podem conter o medo que volta a assombrar todos que vivem lá. Mas na noite que a Lua ficou cheia, ele escapa e corre para a floresta. De lá, os homens são atraídos e assassinados um a um, deixando o vilarejo deserto, apenas mulheres e um misterioso bebê.

A narrativa é permeada por ilustrações - em tons verde e preto - de todos os tamanhos ao longo das páginas, contribuindo e forma expressiva para a compreensão do enredo. As falas são poucas, a maior parte do texto é narra a lenda e sempre com um tom um pouco sombrio.

O estilo da autora e ilustradora em seus desenhos é singular, uma vez que os personagens se sobressaem das paisagens criadas para a ambientação, e não há delimitações de espaço. A capa já proporciona algo que nem todo leitor consegue perceber, brincando com o título e o personagem dele. Já o desfecho nos permite prosseguir com a trama além do livro - o que, para mim, é ponto a favor. O Lobo de Centeio surpreende aos que esperam apenas mais uma história de lobisomem com figuras, pois é uma obra de qualidade e completa, que encanta e envolve o leitor.

Código dos Mares - Os Contos do Tempo

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 20-11-2012

0

Foi divulgada na última semana a capa do livro Código dos Mares - Os Contos do Tempo, de autoria da gaúcha Suzy M. Hekamiah, e que será publicado em 2013 pela Editora Literata. Confira abaixo dois trechos da obra:

“Alguns olhares parecem princípios para uma queda em um abismo sem fim. Os piratas acostumados a ver o mar ser tingido de vermelho pelo sangue das batalhas, são aqueles que não esperam mais nada no horizonte, senão o brilho da Lua para guiá-los de volta para casa.”

“Elas dançavam ao redor da fogueira com seus véus mesclando as chamas. Os marujos se esforçavam para mantê-las sob seus olhares, mas os movimentos femininos eram tão estrategistas e suaves como um dente-de-leão ao vento. Elas ponderavam a atmosfera da festa apenas com sua sensualidade. Véus indo e vindo dentre o calor do fogo, ventavam e levavam o odor da bebida até aqueles distantes do prazer.”

Para saber mais do trabalho da autora, aqui seu blog.

Conheça os ‘Irmãos Ostenholls’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 19-11-2012

5

A novidade literária de hoje é o livro Mistério na Vila Keplestal, o primeiro da série Irmãos Ostenholls, de Fernando Stevam, que será publicado pela Editora Modo. Em breve conversa com o autor, a Equipe CT descobriu que o livro foi escrito entre o segundo semestre de 2011 até o primeiro semestre de 2012.

O autor confessa que a ideia de escrever o livro já era um projeto que ele imaginava em realizar desde 2010. “Desde então eu comecei a pensar na trama. Gosto muito das aventuras contadas nos livros de Júlio Verne, por isso quis que o meu livro fosse por esse caminho, uma boa aventura misturada com um toque de suspense“, conta.

Ele ainda diz que é apaixonado pela época medieval, castelos, magos e reis, e esse mundo sempre o encantou, por isso não poderia ter escrito em outra época. A obra será o primeiro livro de uma série de cinco. Leia abaixo a sinopse:

Os irmãos Ostenholls e o príncipe Allan viviam tranquilamente em Liversphil até que uma viagem inesperada fez seus caminhos se cruzarem. Tudo teve início depois que o pai de Allan, o rei Dorian, soube dos a taques ocorridos numa pacata vila chamada Keplestal. Uma fera assustadora estava aterrorizando toda a região e precisava ser detida. Certo de que o pior ainda estava por vir, o rei decide enviar uma missão secreta chefiada pelo inspetor Arnes e o senador RB até o vilarejo. O que aconteceu na vila de tão assustador? Que fera era esta? Um animal comum com um apetite voraz ou algo bem pior? Algo que só de pensar fazia seus corpos gelarem. Assim começa esta trama cheia de mistérios e aventura, encontros e desencontros, uma história que eternizará uma amizade leal e sincera entre os irmãos Ostenholls e o príncipe de Liversphil.

Diário CT: A Invenção de Hugo Cabret

Escrito por Emerson Marques | Listado em Diário CT | Publicado em 18-11-2012

1

Desde que assisti a adaptação de Martin Scorsese para a obra de Brian Selznick, A Invenção de Hugo Cabret, encantei-me instantaneamente por toda a trama da história, que me surpreendeu demasiadamente, e depois fiquei rendido pelo livro, publicado no Brasil pela SM, em simplesmente folhear suas páginas.

A história se passa no ano de 1930, o protagonista é o jovem órfão Hugo Cabret que vive escondido em uma estação de trem em Paris, em meio as engrenagens dos relógios, temendo a cada dia ser descoberto e, conseqüentemente, levado para um orfanato.

A única companhia do garoto e um autômato, uma espécie de homem mecânico, deixado pelo seu pai, e Hugo trabalha para fazê-lo funcionar roubando peças de uma loja de brinquedos na estação onde vive, até que o dono da loja o descobre e toma-o seu caderno com todas as instruções para o funcionamento do autômato.

Mas depois de conseguir recuperá-lo, graças a neta do dono da loja de brinquedos, Hugo também descobre com a menina uma chave que completa o funcionamento do homem mecânico que começa a fazer um desenho onde se observa um lua.

Ao ler a sinopse do livro, ou assistir o trailer do filme é exatamente esta história que é vendida, mas isso tudo nos levará para outra história que tomará um rumo fantástico e que jamais esperei. A partir disso a trama nos brindará com um pouco da história do cinema na figura de Georges Méliès, que no caso é o dono da tal loja de brinquedos da estação onde Hugo vive.

Apaixonado por cinema isso me agradou demais, e fez de A Invenção de Hugo Cabret uma obra tão especial, mas não é somente neste detalhe que o livro se sobressai, a forma como a história é contada faz com que qualquer leitor se encante pela obra.

Ler o livro me proporcionou uma experiência única, o ar cinematográfico que a obra recebeu com uma narrativa construída a partir de textos e ilustrações belíssimas, que não estão no livro para ilustrar o texto e sim ser o próprio. Há momentos em que a história é contada por texto e outros momentos somente ilustrações narram esta aventura extraordinária.

Encantadora, envolvente e mágica, a narrativa de Brian Selznick faz de A invenção de Hugo Cabret uma obra irresistível.

Resultado da Promo: Guia de Sobrevivência

Escrito por Emerson Marques | Listado em Promoção | Publicado em 18-11-2012

0

Divulgamos agora o resultado da promoção realizada em parceria com a Editora Intrínseca, que dará ao vencedor um exemplar do livro As Crônicas dos Kane - Guia de Sobrevivência, de Rick Riordan.

E a sortuda da vez foi:

Candida Desirée

@itscandys

Link do sorteio: https://beta.sorteie.me/r/EW3

Pedimos à ganhadora que envie e-mail com seu nome e seu endereço completos para [email protected] no prazo de 72h, ou então realizaremos novo sorteio.

Parabéns a ela e agradecemos a todos que participaram!

Pôster e vídeo de ‘A Hospedeira’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News, Filmes | Publicado em 17-11-2012

0

Foram divulgados há poucos dias o pôster oficial e o segundo trailer do filme A Hospedeira, que é a adaptação do romance homônimo escrito por Stephenie Meyer, a mesma da franquia de sucesso Crepúsculo.

A trama mostra uma espécie alienígena denominada Alma, cujo objetivo é entrar no corpo humano, apoderando-se dele e expulsando a alma. Para isso, destrói a consciência da pessoa que ali habita e apaga sua personalidade.

Um desses seres, Peregrina, escolhe a mortal Melanie Stryder para ser o seu corpo, umas das poucas pessoas que ainda restam livres da abdução. Porém, ao ser implantada dentro da jovem, Peregrina se depara com a dificuldade em tomar-lhe a mente e, contra sua vontade, passa a compartilhar os mesmos sentimentos e emoções de sua hospedeira, sendo Jared, namorado de Melanie que ainda não foi abduzido, o principal motivo da resistência da moça a entregar sua mente. Assim, as duas almas passam a viver no mesmo corpo, em busca do homem que amam.

Assista abaixo ao vídeo que tem um minuto de duração a mais que o anterior, e traz mais detalhes da história, além de várias novas cenas:

A estreia de A Hospedeira no Brasil será em 29 de março de 2013.

Fonte: Cinema com Rapadura