Um romance histórico em ‘Galeão’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 28-02-2013

0

A novidade de hoje é o livro Galeão, de Gian Danton, que será publicado em breve pela Editora 9Bravos. Trata-se de uma obra de fantasia histórica que se passa em algum lugar do Atlântico, no século XVII.

A obra mistura vários temas da ficção fantástica e outros gêneros: os duplos de Edgar Alan Poe, o Aleph de Borges e outros, misturados com uma trama policial, já que um psicopata parece estar agindo entre os sobreviventes. A história torna-se, assim, um quebra-cabeça a ser desvendado pelo leitor. Leia abaixo a sinopse:

Depois de uma noite de terror, em que algo terrível acontece, os sobreviventes descobrem que estão em um navio que não pode ser governado e repleto de mistérios. A comida está sumindo, alguém está cometendo assassinatos, uma mulher é violentada e o tesouro do capitão parece ter alguma relação com todo o tormento pelo qual estão passando.

Além da narrativa do navio, são mostrados flash backs dos personagens, revelando que todos eles têm algo a esconder.

Acesse a fanpage do livro no Facebook.

A fantasia dos ‘Quotidianos’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 28-02-2013

0

A novidade de hoje é um projeto de histórias ilustradas onde 10 escritores e 10 ilustradores tratarão de quotidianos fantásticos, estranhos e insólitos em publicações online diárias. Trata-se de Quotidianos - pequenas histórias fantásticas, uma plataforma multimídia que surgiu com o propósito de unir diferentes vertentes da literatura fantástica, das HQs, ilustrações e artes em geral para criar um ponto de referência que se apoie nesses vários caminhos criativos, além de apresentar novos nomes ligados tanto à literatura quanto à arte.

O objetivo é contar histórias fantásticas - por meio da escrita e da imagem - buscando o mais simples e corriqueiro de seus mundos, aquelas histórias únicas que muitas vezes são deixadas de lado em detrimento do acontecimento maior, e também o experimentalismo do traço. Ou seja, o Quotidianos quer apresentar histórias | artes que primem pelo tom cotidiano, porém fantástico, que busquem valorizar o mínimo que se esconde por detrás das grandes aventuras e, a partir dele, criar uma arte totalmente inovadora.

Os escritores participantes são: Alliah, Sumaya Sarran, Tânia Souza, Felipe Castilho, Jim Anotsu, Cirilo S. Lemos, Fernando Salvaterra, Osíris Reis, Cláudio Parreira e Rober Pinheiro. E os ilustradores: Matheus A. Quinan, Fernando Salvaterra, Carlos Cruz, Alliah, Carolina Mancini, Rafael Narchi, Lucas Zavagli, Rogério Geo, Pedro Felipe e Felipe Mascarenhas.

As histórias ilustradas serão publicadas diariamente - exceto aos domingos - e contando sempre com uma dupla de escritor | ilustrador, de segunda a sexta-feira, e um escritor convidado, aos sábados. Tudo isso a partir de 04/03/2013, sob coordenação do escritor Rober Pinheiro no site www.quotidianos.com.br.

O menino que via demônios

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 27-02-2013

0

Este mês a Editora Rocco está lançando o livro O menino que via demônios, da autora do bestseller internacional O diário do anjo da guarda.

A irlandesa Carolyn Jess-Cooke volta a escrever sobre seres menos iluminados, mas tão fascinantes quanto, em sua nova obra.

O romance conta a história de Alex, um garoto de 10 anos que, desde a morte do pai, tem como melhor amigo um demônio de nove mil anos.

Após a tentativa de suicídio da mãe, Alex conhece Anya, uma psiquiatra infantil que sofre com a esquizofrenia da própria filha.

Ao longo do tratamento de Alex, porém, Anya passa a questionar suas próprias certezas: seria ele esquizofrênico ou o garoto realmente é capaz de ver demônios?

Diário CT: Autores Fantásticos

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 27-02-2013

1

Eu tive o prazer de comparecer à sessão de autógrafos do livro Autores Fantásticos no ano passado durante a Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro. Apesar de ter me chamado a atenção na época, apenas agora parei para ler a coletânea de contos publicada pela Argonautas Editora.

A obra, que tem 164 páginas e 16 contos, homenageia escritores clássicos nascidos entre 1.797 e 1.947, aparecendo na lista brasileiros, americanos, britânicos, irlandês, russo, argentino, francês e escocês.

Em sua maioria, as histórias - contadas ora em 1ª e ora em 3ª pessoas - são curtas, bem ambientadas em questão de tempo e espaço, e algumas com mais fantasia e outras com mais tons de ficção científica.

A base dos contos é mostrar o escritor como personagem da narrativa, dialogando, em grande parte dos casos, com seus próprios personagens, fazendo a relação criador-criatura.

Percebe-se que alguns contos exigiram pesquisa, pois os autores se aprofundaram em detalhes da vida e da personalidade dos escritores, já outros são mais superficiais. Às vezes como protagonistas e outras como coadjuvantes, a presença dos mestres da escrita sempre está ali, com muitas analogias com suas criações.

Pelas histórias conhecemo uma mulher confusa, um escritor obcecado, um garoto curioso, um jornalista observador, um vampiro sedutor, um pirata inventado, um menino criativo, um jovem prisioneiro, um criador horrorizado, um detetive aposentado, uma estátua crítica, um cão humano, um suicida armado, um viajante maravilhado, um autor robô e uma criança leitora.

Os escritores homenageados são: Ambrose Bierce, Arthur C. Clarke, Bram Stoker, Clifford D. Simak, Dashiell Hammett, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Isaac Asimov, João Simões Lopes Neto, Jorge Luis Borges, Jules Verne, Mary Shelley, Monteiro Lobato, Robert E. Howard, Robert Louis Stevenson e Stephen King.

São os autores dos contos: A. Z. Cordenonsi, Celly Borges, Cesar Alcázar, Christian David, Duda Falcão, Estevan Lutz, Fabiano Vianna, José Aguilar García, Ju Lund, Leo Carrion, Leon Nunes, Leonardo Colucci, Mário André Pacheco, Nikelen Witter, Simone Saueressig e Suzy M. Hekamiah.

O interessante dessa obra é o valor de referência. Eu não conhecia todos os escritores citados no livro, e isso fez com que minha curiosidade fosse despertada a conhecê-los, até mesmo para compreender melhor o conteúdo apresentado nos contos. Apesar de ser também uma questão particular de cada autor, ela foi socializada na obra, a fim de que os leitores possam entrar nos mundos criados pelos escritores clássicos de maneira diferente e prazerosa.

TWD - O caminho para Woodbury

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 26-02-2013

0

O segundo livro da série The walking dead, publicada pela Galera Record, já saiu. O caminho para Woodbury, dos autores Jay Bonansinga e Robert Kirkman, continua a exploração do universo assustador do bem-sucedido programa de TV.

Leia a seguir a sinopse:

Há alguns meses que Philip Blake, o temido e ao mesmo tempo adorado Governador, organizou Woodbury para que a cidade murada fosse um local seguro no qual as pessoas pudessem viver em paz em meio ao apocalipse zumbi.

E paz e segurança é tudo que Lilly Caul, que tenta desesperadamente sobreviver a cada dia que nasce, quer.

Porém, mal sabe ela que seguir em direção a Woodbury é estar a um passo do perigo. Uma horda de errantes famintos não é nada perto do que se pode encontrar por lá.

O terror no ‘Livro do Medo’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 26-02-2013

0

Para quem gosta do gênero terror, foi lançado recentemente o Livro do Medo, pela Editora Orago, sendo sua publicação de estreia.

A coletânea trata-se de uma compilação de contos de terror de 15 autores, alguns consagrados e outros promissores.

O objetivo da obra é resgatar esse gênero através do que há de mais original e criativo no tema mostrando que a literatura de terror ainda pode trazer novidades.

Os autores são: Abu Fobiya, Antônio Augusto Shaftiel, Dynion Golau, Fabiano Vianna, Fernando de Abreu Barreto, Georgette Silen, Gerson Couto, Gian Danton, J. Modeste, Júlio Emilio Braz, Marcelo Del Debbio, Nelson Margrini, R. F. Lucchetti, Regina Drummond, Ricardo Labuto Gondim, Samila Lages e Vanessa Bosso.

Entrevista + Promo: A. Z. Cordenonsi

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Entrevista, Promoção | Publicado em 25-02-2013

1

Segunda-feira e é dia de nova entrevista com promoção aqui no Blog CT. O entrevistado da vez é o escritor gaúcho A. Z. Cordenonsi, autor do livro Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes, publicado pela Editora Underworld.

Conheça detalhes sobre ele:

  • Nascido em 1975, em Santa Maria/RS, onde mora com a mulher e seus dois filhos. Formado em Computação, é professor universitário de profissão, mas escritor como vocação. Escreve sobre o que lhe passa na cabeça e não o deixa dormir à noite, quando as ideias se derramam no teclado como um trem descarrilado. Apaixonado por tecnologia antiga, divide seu tempo entre ser pai, marido, professor e escritor.

Para ler a entrevista clique no link abaixo:

Além da entrevista, em parceria com o autor, realizaremos uma promoção especial que dará ao vencedor um exemplar autografado do seu livro Duncan Garibaldi.

Saiba mais sobre o volume:

  • Dois garotos, um Cavaleiro, uma assombração… E o destino do mundo em suas mãos! Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes é um livro de fantasia e ação que conta a saga de dois garotos de uma pequena cidade gaúcha que, ao encontrar o corpo ensanguentado de uma jovem, acabam se envolvendo em uma luta secular pela posse de um artefato misterioso. De repente, a vida monótona e sem-graça dos dois garotos é completamente transformada e eles descobrem que a pitoresca Vila Belga pode conter muitos mais segredos do que eles podem imaginar.

Para participar da PROMOÇÃO, basta seguir as instruções abaixo:

1. Ser residente no Brasil.
2. Seguir @blogct e @azcordenonsi no twitter.
3. Curtir a fan page do Blog CT aqui.
4. Comentar na resenha do livro aqui.
5. Twittar a mensagem abaixo até o dia 04 de março.
6. Aconselhamos twittar no máximo 2 vezes por dia.

  • #PROMO Eu sigo @blogct + @azcordenonsi e quero ganhar o livro “Duncan Garibaldi”! Participe você também: https://kingo.to/1fHI

O descumprimento das instruções acarretará na desclassificação do participante. O sorteio será realizado pelo sorteie.me. A promoção vai até dia 04 de março de 2013. O resultado será divulgado dia 05 no Blog e no Twitter, e o vencedor terá 72h para enviar um e-mail com seu nome e endereço completo.

Participem e boa Sorte!

VII Demônios - Luxúria - Asmodeus

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 25-02-2013

0

A Editora Estronho anunciou recentemente para a abril a publicação do terceiro volume de sua série VII Demônios, organizada por Celly Borges e M. D. Amado.

A antologia Luxúria - Asmodeus, que tem como autora convidada Ana Cristina Rodrigues, apresenta contos envolvendo o pecado da luxúria, em homenagem a Asmodeus, um espírito maligno que matou, nas respectivas noites de núpcias, os sete maridos de Sara.

São os autores desse volume: Adrianna Alberti, Agostinho Rodrigues Torres, Alliah, Ana Carolina Silveira, Carlos Genauch, Gabriel Hamdan, Ghad Arddhu, Gisele G. Garcia, Lemos Milani, Ramon Bacelar, Raphael Montes, Raphael O. Lord, Simone Procheira, Verônica Freitas e Victor Meloni.

Dois outros livros da série já foram lançados, que são da Inveja/Leviathan e da Gula/Belzebu.

Diário CT: Duncan Garibaldi

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 24-02-2013

17

Dois garotos veem uma menina morta e avistam o assassino. Assim começa a trama de Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes, livro de A. Z. Cordenonsi, publicado pela Editora Underworld. A obra de 236 páginas é dividida em 19 capítulos e, ao final, uma explanação do autor sobre sua pesquisa histórica.

A história se passa em Santa Maria, município da região central do Rio Grande do Sul. Lá, Duncan e Joaquim, dois amigos e colegas de escola, vivem aventuras que misturam humor e suspense.

Após presenciarem um assassinato nos trilhos do trem de uma estação que fica perto de suas casas, os dois ficam intrigados com o acontecido, principalmente ao constatarem que algo de sobrenatural envolveu a tal morte.

Com a aparição de um caçador e de uma fantasma, eles descobrem o que há por trás de tudo e começam sua jornada em busca de um artefato misterioso que pode salvar o mundo de criaturas malignas.

Com uma ótima ambientação e uma linguagem regional - de palavras e expressões típicas do Sul - a trama se revela também muito cultural, além de cheia de elementos de fantasia que são equilibrados com a verossimilhança que o autor trabalha ao longo da obra, nas questões de espaço e tempo.

Enigmas, fugas, intrigas, descobertas, medos, monstros, surpresas acontecem e se juntam em uma batalha final em que humanos e seres de outro mundo disputam a posse do diário de um naturalista, que acaba por revelar um grande segredo ao protagonista da obra, dando vazão para o segundo volume da série.

Cada capítulo começa com uma página preta e uma imagem de um trem, o que acaba ficando um pouco repetitivo, pois é a mesma imagem a cada abertura. A diagramação é simples, as páginas amareladas auxiliam a não forçar muito as vistas, e o texto final do livro, em que o autor conta suas pesquisas e influências para a composição da história, torna a narrativa mais encantadora ainda, pois pode-se perceber as relações feitas e o ótimo trabalho do escritor.

O livro Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes é uma ótima aventura de ficção juvenil, bem escrita, fundamentada e original. O clima e a maneira como a narrativa se desenrola envolvem o leitor, tornando a leitura ágil e em nenhum momento cansativa. Por fim, não considero uma trama muito complexa, e isso prova que não há essa necessidade para se ter uma história de qualidade.

Por dentro dA Biblioteca do Czar

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 23-02-2013

0

A novidade de hoje vem da Editora Gutenberg, e é o seu lançamento A Biblioteca do Czar, o primeiro volume da série Red Luna, de Gabriel Morato e Marcos Inoue.

A trilogia fantástica conta a história de três raças de vampiros que lutam entre si enquanto se alimentam da humanidade: os sugadores de sangue Varnis, os drenadores de magia Devas e os devoradores de emoção Auras.

Com suas origens envoltas em mistério, o ódio e o medo uns dos outros só aumentaram ao longo dos séculos, atingindo os humanos no fogo cruzado.

Neste livro, conheça os Varnis, os milenares senhores secretos da humanidade. Vencedores da guerra travada contra os místicos Devas, os Varnis sobreviveram ao fim da Era da Magia alimentando-se de sangue humano, mas foram condenados a não poderem mais andar sob o sol.

Clique aqui para ler um capítulo do livro.

Os ‘Caçadores de Bruxas’ vêm aí

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 23-02-2013

0

A segunda publicação da Editora Buriti já está preparada pro lançamento.

Caçadores de Bruxas apresenta contos que narram caçadas por toda a história da humanidade. Do Japão à França, e da França a Barbacena, as bruxas são implacavelmente odiadas, desejadas e perseguidas.

A edição tem a participação de Pedro Viana, Roberta Spindler, Carol Chiovatto, Georgette Silen, Simone Saueressig, Regina Drummond, Nanuka Andrade, Chico Anes e Octavio Aragão.

As nove histórias contidas no livro são prova de como as bruxas conseguem ainda nos dias de hoje servir de base para viagens inesquecíveis, capazes de levar o leitor a conhecer um caminho pedregoso e sem volta.

Conspiração, romance, ação e terror te aguardam nesta nova Caçada!

Aventure-se pelos ‘Mundos Distantes’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 22-02-2013

0

Foi divulgada recentemente a capa da coletânea Mundos Distantes, que será publicada pela Editora 9Bravos. O livro traz aventuras em mundos fantásticos criados por escritores nacionais.

A publicação é composta por textos de três diferentes autores, e as histórias fantásticas ocorrem em diversos cenários: “Caminho para o purgatório”, aventura com muito mistério e protagonizada por um investigador implacável, por Marcelo Augusto Galvão; “A Cidade dos Mil Pilares”, uma caça ao tesouro no deserto com um renegado do exército britânico e seu fiel ajudante, por Cesar Alcázar; e “Um Pedaço de Madeira, uma Planície de Poeira”, a viagem de um rei decadente e o que restou de sua corte por uma terra inóspita e mágica, por Christopher Kastensmidt.

Além de tudo isso, a obra ainda terá um conto bônus, “Lobos“, com o guerreiro irlandês Anrath, personagem de Cesar Alcázar.

Diário CT: Fábulas do Tempo e da Eternidade

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 22-02-2013

0

A coletânea Fábulas do Tempo e da Eternidade reúne 12 contos da escritora Cristina Lasaitis e foi publicada pela Tarja Editorial. A obra, composta por 206 páginas, tem narrativas em primeira e terceira pessoas, tramas simples e outras mais complexas, assim como textos curtos e outros maiores.

Na abertura de cada fábula há uma introdução, cujo eu-lírico nos intiga a uma reflexão, e não se sabe até onde ela é ficção ou realidade, assim como é difícil saber se ali quem escreve é a narradora ou a autora mesmo.

Os contos exploram vários assuntos amplos, sempre sob o ângulo do tempo: vida, morte, sentimentos, tecnologias, sociedade, religião, medicina e ciência.

Em sua maioria, são dramas, com diálogos interessantes, e que usam do pensamento filosófico e de ideias antropológicas para envolver o leitor. Os textos são críticos, ambientados em sua maioria no futuro e do gênero ficção científica.

Conhecemos os amantes Marcos e Maya, um poderoso imperador, estudiosos e índios, uma farmacêutica e um alquimista, a cientista Cláudia, uma mulher em busca do amor, os seres Alfa e Ômega, velhos intelectuais sem sucesso, os irmãos siameses Mani e Luri, a caçadora Cassandra e o anjo Asthariel, os amigos distantes Phyllis e Lucas, e a funcionária Syl.

Por meio de cenários bem desenvolvidos, como metacidades, impérios, desertos, laboratórios, metrópoles, cosmos, um café e uma corporação, temos relacionamentos virtuais, desejo por poder, o desconhecido, elixir da vida, teorias postas à prova, almas gêmeas, destino, filosofia, sobrevivência, transformação, correio através do tempo e inteligência artificial.

Com uma diagramação simples, uma bela capa e analogia ao relógio, em que cada conto equivale a uma hora, a obra Fábulas do Tempo e da Eternidade foi uma leitura diferente, que nos propõe a pensar, nos faz viajar pelo universo e pelo tempo, em situações fantásticas e algumas quase reais. Um livro que fala sobre limites e que instiga a nossa imaginação de diversas e prazerosas maneiras.

Vem aí: Contos de fadas sangrentos

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 21-02-2013

2

A Editora Farol Literário anunciou há alguns dias o lançamento do livro Contos de fadas sangrentos, da escritora Rosana Rios. A obra trata-se de uma coletânea de histórias clássicas, colhidas por alguns escritores como Charles Perrault e Irmãos Grimm em sua forma original.

A autora pesquisou muitos textos de sua biblioteca e chegou a cinco contos de fadas autênticos. Ela não simplificou e nem retirou os fatos mais sangrentos – afinal, era esse o propósito do livro.

Rosana explica que quanto mais antiga é a fonte da história, mais escabroso ou direto será o enredo, “elementos primordiais tão fascinantes”.

E revela que, por preconceito, muitos recontos são modificados ou têm as partes tenebrosas ocultadas. Leia uma pequena sinopse da obra:

Pegue um enredo escabroso com assassinato, horror, mentira, traição e acrescente uma pitada de literatura fantástica. Agora, misture com personagens como uma linda princesa, um rei, crianças indefesas, animais falantes, uma floresta, uma bruxa e, pronto, você tem nas mãos um autêntico conto de fadas… sangrento, é claro!

Clique aqui para ler uma entrevista com a autora no blog da editora.

Conheça os ‘Filhos do Fim do Mundo’

Escrito por Cristiano Rosa | Listado em CT News | Publicado em 21-02-2013

2

A indicação de leitura de hoje é o livro Filhos do Fim do Mundo, de autoria de Fábio M. Barreto, publicado pela Fantasy - Casa da Palavra.

Leia abaixo a sinopse:

É meia-noite quando a humanidade é surpreendida pela notícia: todas as crianças nascidas nos últimos 12 meses morreram misteriosamente. Descobrem também que plantas e filhotes também morreram.

Um repórter responsável por cobrir os eventos preparativos para o fim do mundo, deixa sua esposa grávida em casa, partindo para uma perigosa missão investigativa, em que terá de enfrentar grandes desafios para proteger aqueles que ama.

Em Filhos do fim do mundo, acompanhamos a saga de um repórter tentando se equilibrar entre sua função de pai e jornalista em meio ao caos pré- apocalipse. As catástrofes se misturam com a tensão psicológica do personagem em um envolvente romance que vai encantar os amantes de ficção.