Diário CT: Muncle Trogg
Escrito por Cristiano Rosa | Listado em Diário CT | Publicado em 03-03-2013
7
Fiquei muito encantado com o livro Muncle Trogg: o menor gigante do mundo desde o começo de sua leitura. A combinação de narrativa juvenil e ilustrações que se interagem ao longo da obra da autora inglesa Janet Foxley deixa a história ainda mais agradável e mágica do que poderia ser por si só.
O volume, publicado pela Editora Intrínseca e enviado ao blog como cortesia, tem 224 páginas e um enredo dividido em 22 capítulos curtos, com bastante diálogos, descrições e desenhos, tornando a leitura ágil e não cansativa.
O protagonista é o pequeno e corajoso gigante Muncle, de 10 anos, que mora com seus pais e irmãos. A família é pobre e o patriarca sustenta a todos com seu trabalho de caçador de dragões.
Misturando aventura com humor e drama com suspense, a narrativa mostra o personagem principal em busca de sua autodescoberta, em meio a preconceitos por ser diferente entre os que vivem no reino onde mora.
Perto dali habitam os “pequenotes”, que correspondem aos humanos de estatura normal. Estes são temidos e amaldiçoados pelos gigantes, que receiam que eles possuam magia e força maior do que podem imaginar. Porém Muncle acaba descobrindo mais do que qualquer outro de sua raça, tornando-se único e mais tarde recompensado por ajudar a salvar o seu reino.
A diagramação do livro lembra muito a da série Como Treinar o Seu Dragão, também publicado pela Editora Intrínseca. Com um enredo criativo e rico de mensagens positivas, a obra conquista o leitor com facilidade, porém deve-se ter em mente que é um livro juvenil, então não pode-se esperar muita complexidade na escrita ou mesmo nas reviravoltas que acontecem com os personagens.
Trata-se de uma fantasia rica em detalhes e ambientada em um mundo com muitas questões bem semelhantes com o nosso. E não é um texto totalmente previsível, como a maioria dos livros do gênero, pois ele surpreende em muitos momentos. O primeiro capítulo do segundo volume da série, publicado recentemente pela editora com o título de Muncle Trogg e o Burro Voador, se encontra ao final do exemplar.
Já li Como Treinar o Seu Dragão e gostei bastante
Acho que também irei gostar dessa historia
Estou curioso para ver os desenhos desse livro. Sempre tive curiosidade para acompanhar a série. Espero que em breve eu possa começar a ler. Uma fantasia que faz meu gosto. O personagem e gigante Muncle também parece muito fofo, já quero conhecê-lo melhor. rs Amei a resenha e também a comparação com a série Como Treinar o Seu Dragão. Abraços.
Esse livro soa bem original! Nunca gigantes foram protagonistas antes, pelo menos não que eu tenha lido…Então ele já está na minha lista de compras, pq além disso td ainda existem ilustrações, cujo quais amo!!
Boa Resenha!
Miquilis
Desejo de consumo esse livro. Tem uma premissa muito interessante. O livro que deve fazer a tarde de domingo se tornar mais interessante.
Ilustrações junto de uma boa história deixa qualquer livro apaixonante. A comparação com a série Como treinar seu dragão despertou curiosidades em mim.
Às vezes um livro voltado para o público juvenil pode ser muito mais interessante que uma história sofisticada mas vazia de sentido. Gosto também de histórias que conseguem discutir temas sérios como o preconceito, sem renunciar ao bom humor. Parece muito bom esse livro, quero lê-lo.
Sempre tive muita curiosidade de ler Muncle Trogg só pela capa. Saber que a diagramação lembra a de Como Treinar o Seu Dragão me deixou ainda mais interessada.
Curto muito literatura juvenil, a quem vou enganar? hehe