Alison Goodman
Nome: Alison Goodman
País: Austrália
1. Qual foi sua inspiração para escrever a duologia EON?
Eu estava lendo um livro sobre Feng Shui, a antiga arte chinesa de criar boas energias, quando me deparei com um parágrafo curto sobre um Imperador que ordenou que todos os seus mestres de Feng Shui construíssem um palácio de força e boas energias. Assim que os mestres tinham terminado o palácio, o Imperador executava-os caso eles usassem sua magia ao serviço de outro rei. Assim que li isso, a idéia para Eon e Eona simplesmente explodiu em minha mente. Peguei uma caneta e papel e, em dez minutos, escrevi uns rascunhos. Foi um daqueles raros momentos em que uma história simplesmente surge: um verdadeiro dom.
2. O duologia Eon foi concluída. Existe a possibilidade de um novo livro?
No momento não tenho planos de escrever outro livro, mas um dia talvez eu possa voltar ao mundo que criei e escrever outra aventura para Eona e seus amigos.
3. Por que a escolha de dragões para o seu livro?
Eu acho que eu sempre tive um fascínio por dragões. Talvez tenha algo a ver com o mix de poder selvagem, magia e força. Durante as pesquisas para os meus romances, eu descobri que grande parte das culturas têm uma versão de dragão dentro de sua mitologia, como o “pulmão” chineses e os eslavos “zmey”. Os dragões que eu criei são baseados em dragões orientais, que são tradicionalmente benevolentes e responsáveis dos ventos e da água. Eu também ligava com o zodíaco chinês e criei um sistema de magia que parece ter um monte de ressonância para os meus leitores. Criar os dragões foi uma das coisas que mais me agradou aos escrever os dois romances.
4. O que mais lhe agradou na escrita da duologia Eon?
Eu realmente gosto de construir o mundo e a magia dos livros. Gosto de escrever de uma forma que leva o leitor para um mundo repleto de sensações e emoções, onde eles se sentem como se estivessem caminhando através dos mercadores, tocando as sedas, curvando-se ao imperador, e lutando as batalhas de espadas. Também gosto de criar um enredo emocionante, eu escrevo cartas grandes que mapeiam a ação e a jornada emocional de meus personagens. É como um enorme quebra-cabeça.
5. Eon é na verdade uma jovem garota, Eona. Você acha que às vezes as pessoas não acreditam na capacidade de um herói do sexo feminino?
Acredito que tanto homens quanto mulheres podem ser heróis, e o que vemos como heroísmo cotidiano, de formas grandes e pequenas. Para ajudar alguém em necessidade, para lutar pelos direitos de outra pessoa, para enfrentar a tirania, são todos atos de heroísmo. Se alguém não acredita que as mulheres podem ser heróis, então eles têm uma idéia muito limitada do que um herói pode ser. Em meus romances, Eona é um herói porque ela luta pelo que é certo e para aquelas pessoas que ela se preocupa.
6. No Brasil, até o momento, só “Eon” foi publicado. O que podemos esperar do próximo livro “Eona”?
Vocês podem esperar o mesmo tipo de aventura com um ritmo rápido, suspense, grandes batalhas, e muitas intrigas. Eona está na corrida com seus amigos e procura desesperadamente uma maneira de superar Lord Sethon. Ela estará enfrentando um enorme perigo, não só dos seus inimigos, mas também da corrupção do seu próprio poder.
7. Quais são seus projetos atuais? Você está escrevendo outro livro agora?
Sim, estou atualmente desenvolvendo uma outra série. Desta vez será em um ambiente contemporâneo e terá elementos sobrenaturais. Será uma enorme batalha entre o bem e o mal.
8. Qual é o seu livro favorito?
Eu tenho muitos livros favoritos e eu leio muitos gêneros diferentes. No momento meus livros favoritos são The Crying of Lot 49 de Thomas Pynchon, Cross Stitch de Diana Gabaldon, The Crystal Singer de Anne McCaffrey, e Tree of Pearls de Louisa Young.
9. Qual é o seu escritor favorito?
Essa é uma pergunta difícil porque eu gosto de muitos autores. Eu sempre espero por livros de Diana Gabaldon, então atualmente eu diria que ela é minha autora favorita.
10. O que você gostaria de dizer aos fãs brasileiros?
Eu gostaria de dizer como estou emocionada que os leitores brasileiros tenham carinho tão grande por Eona em seus corações, e obrigado a todos aqueles fãs que têm recomendado Eon em seus blogs e aos seus amigos. Para mim isto são os maiores elogios.
Visite o site oficial da autora.