L.S. Bertolino
Nome completo: Lucas Santos Bertolino
Idade: 19 anos
Formação: Superior incompleto – Cursando Letras na UFSJ.
Cidade/Estado: Barbacena – MG.
1. Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde pequenos já me interesso por livros. Pelo que me lembro, a primeira vez que li um livro “de verdade”, sem figuras ou letras tamanho 16, foi aos 11 anos.
2. Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Difícil escolher três, mas acho que provavelmente as que mais me influenciaram foram “Harry Potter”, “As Crônicas de Nárnia” e “O Senhor dos Anéis”, pois me mostraram, respectivamente, que: meu destino era escrever, era sobre fantasia que eu queria escrever e era daquela forma fantástica que eu queria escrever.
3. Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Acho que a literatura fantástica é uma das mais ricas que podemos encontrar nos livros, uma vez que é através de sua simplicidade e aparente inocência que aprendemos a valorizar amizade, determinação, caráter e amor ao próximo.
4. Como e quando surgiu a idéia de escrever a trilogia “A Lenda de Arion”?
Na verdade, “A Lenda de Arion” nunca surgiu num “estalo” como aconteceu com J.K. Rowling. Começou como uma fic e modificou-se lentamente. De uma história sobre magos, mudou para uma aventura na idade média, uma narrativa na atualidade e, finalmente, para a história de um garoto comum em mundo paralelo, em meio à ditadura militar. A primeira versão foi esboçada em 2008, mas só em 2010 que comecei a escrever a história em si e, depois que escrevi os primeiros dez capítulos, decidi que já era hora de parar de mudar.
5. Desde que começou a escrever o primeiro volume você sabia que seria uma trilogia, ou a necessidade de uma continuação veio depois?
Desde o início eu sabia que seria uma série, mas só decidi que seria uma trilogia depois que escrevi o esboço dos três livros em 2010. Para minha surpresa, mesmo já com o esboço da saga toda pronta (com a base de cada capítulo de todos os livros) o crescimento de cada personagem na história ultrapassou as barreiras da trilogia e hoje (notícia em primeira mão!) já penso em escrever um quarto livro, entre o segundo e o último, com o título de “O Senhor das Terras Sombrias”. Mas, por hora, ainda estou trabalhando nessa ideia.
6. Em “A Lenda de Arion” qual seu personagem favorito?
A pior pergunta da entrevista (risos). Caramba, isso é muito difícil de falar… Mas acho que meu personagem preferido (ou pelo menos é o que mais me divirto escrevendo) é Aedim, o mago resmungão e misterioso da floresta de Ernuth. Acho que por ser um personagem que quebra essa imagem “mística e perfeita” dos magos, ele se tornou um dos meus personagens favoritos, alem de ser o encarregado de guardar muitos mistérios da saga consigo.
7. Quais são os seus projetos atuais?
Atualmente estou me dedicando à faculdade, ao segundo volume da série, “Asaari”, e à divulgação do primeiro livro, “O Círculo”. Tenho em mente terminar o próximo livro de “A lenda de Arion” até o início de 2012, que provavelmente será lançado no meio do ano que vem.
8. Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Acredito que o blog CT é um dos mais completos da atualidade e quero dar os parabéns aos autores e, principalmente, aos leitores que estão valorizando a leitura e os novos escritores, tanto nacionais, quanto internacionais. É muito bom perceber que esta nova geração está lutando para transformar um mundo com uma triste realidade através da boa e velha “fantasia”.
.
Para conferir as novidades sobre o Lucas, você pode acessar o blog de seu livro, seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]