Helen Grant

Nome: Helen Grant
Idade: 47 anos
País: Reino Unido

1. Qual foi sua inspiração para escrever o livro “O Desaparecimento de Katharina Linden”?
Eu queria ser escritora desde criança - quando tinha 10 anos, meu professor perguntou a classe o que queriam fazer quando crescessem, e eu disse “ser escritora”, porque eu já sabia que era o que eu queria fazer. Então, desejava escrever alguma coisa, e “O Desaparecimento de Katharina Linden” surgiu porque vivi na Alemanha por sete anos. Eu me apaixonei pela cidade onde vivi (Bad Münstereifel, a cidade do livro), as lendas e a história da cidade me inspiraram.

2. O que mais lhe agradou ao escrever o livro?
Fiquei muito feliz por ser capaz de escrever sobre Bad Münstereifel, porque eu amo tanto a cidade. Quando morava lá, eu sabia que não estaria ali para sempre. Teria que deixar um dia, o que partiu meu coração. Então, escrevi sobre a cidade como uma espécie de lembrança do meu tempo lá. Isso me dá grande prazer, pensar que outras pessoas vão conhecer a cidade também através do livro.

3. Qual é o seu personagem favorito?
Sinceramente? Frau Kessel! Ela é tão horrível - e é muito mais divertido escrever personagens desagradável do que os mocinhos!

4. Por que escolheu a Alemanha como o local ideal para a sua história?
Eu, em parte, escolhi a Alemanha como a configuração porque estáva vivendo lá quando eu escrevi o livro. Quando eu comecei a escrevê-lo, já tínhamos vivido fora do Reino Unido (meu país de origem) por vários anos e, sinceramente, eu não teria me sentido confiante ambientar uma história no Reino Unido. Meu conhecimento da vida em uma pequena cidade da Alemanha foi muito maior do que o meu conhecimento da vida na Grã-Bretanha! Foi mais do que isso no entanto - Eu também amava o cenário em si: as florestas de pinheiros solitários, os castelos em ruínas, os belos edifícios antigos.

5. Quais são seus projetos atuais?
Bem, desde a publicação de “O Desaparecimento de Katharina Linden”, eu escrevi mais dois livros, “The Glass Demon” e “Wish me Dead”. Todos estes livros são ambientados na Alemanha. No entanto, a partir de 2008 até maio deste ano (2011), vivi em Bruxelas (Bélgica), então agora eu estou trabalhando em um novo romance em Bruxelas. Se tudo correr de acordo com meus planos, eu pretendo escrever três romances na Bélgica. Me mudei para a Escócia neste verão quem sabe um dia escrevo um livro, provavelmente, ambientado, na Escócia, também!

6. Será que teremos outro livro de sua autoria publicado no Brasil?
Sim - meu segundo romance “The Glass Demon” será o próximo.

7. Qual é o seu livro favorito?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder, como eu tenho muitos favoritos! Suponho que se eu tivesse que escolher um, seria o clássico Inglês “Jane Eyre”, de Charlotte Bronte. Ele tem tudo - uma heroína forte, um lindo herói, uma assustadora mansão antiga, um terrível segredo escondido no sótão …!

8. Qual é o seu escritor favorito?
O meu escritor favorito é Anthony Trollope (1815-1882), o romancista clássico Inglês. Eu amo a maneira como ele cria personagens simpáticos e depois dá-lhes algum dilema horrível para lidar!

Se eu tivesse que escolher um escritor moderno, eu diria Paolo Bacigalupi, que tem uma imaginação impressionante. Eu adorei seu livro ” The Windup Girl”. Um amigo meu insistiu a lê-lo, dizendo que era brilhante, até que eu fiz, e sim, é realmente brilhante!

9. O que você gostaria de dizer aos fãs brasileiros?
Eu gostaria de agradecê-los pela leitura de meu livro! É uma emoção incrível para mim que meus livros sejam publicados no Brasil. Eu vivo na Escócia agora, que é mais de 9000 km do Brasil, e é maravilhoso pensar que do outro lado do mundo as pessoas estão lendo meu trabalho!

Estou muito feliz com a minha editora brasileira, Bertrand Brasil, que criou um design de capa lindo e impressionante para a edição brasileira de “O Desaparecimento de Katharina Linden”. Eu também fico muito feliz em receber “Bom dia” pelo Twitter!

.

Acesse o Site Oficial da autora para mais informações.