Gustavo Rosseb
Nome completo: Gustavo Rosseb do Nascimento Nogueira
Idade: 26 anos
Formação: Rádio e Tv
Cidade/Estado: São Paulo/SP
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Nossa, já de início você me pegou. rs. Não sei precisar uma idade. Na verdade, acredito que sempre gostei das palavras. Mas de uns dez ou doze anos pra cá, posso afirmar que a leitura tornou-se um vício.
2 – Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Acredito que o mundo em que vivemos já é sério demais. Sou bem ligado à arte e sempre busco algo pra dar uma acalmada na alma, sabe? Música, artes gráficas, poesias, entre outras coisas e claro que uma literatura fantástica é uma ótima pedida pra quem quer se desligar daqui.
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Bom… Em primeiríssimo lugar tenho confessar que é a série Harry Potter. J. K. Rowling é uma verdadeira mestra no que faz. Tudo é sempre muito bem amarrado e ela tem o dom de fazer seus leitores “comerem em suas mãos”. Somos sempre direcionados para um lado da trama que, à frente, se revela completamente contrária ao que se pensava. E isso, pra mim, é genialidade. Logo na sequencia destaco a série O Senhor dos Anéis. A Terra Média me atrai e muito. Tolkien não apenas criou um mundo fantástico, ele soube ser um guia perfeccionista em cada linha da sua obra. Os detalhes de cada cenário, a construção das personalidades, os enlaces e as políticas de cada raça são sempre bem pensadas a fim de te colocar lado a lado de Frodo em sua jornada suicida. E em terceiro lugar, mas não menos importante é a série As Aventuras do Caça-Feitiço. Uma linguagem que prende à um enredo realmente macabro. A cada livro que sai, percebe-se um Joseph Delaney mais assustador e brilhante. As três sagas possuem premissas bem interessantes e que, logicamente, tento trazer tais referências para a série A Odisseia de Tibor Lobato.
4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Sou fascinado por valores humanos e é um fato que no mundo em que vivemos, tudo seria bem melhor se pudéssemos sempre evoluir nesse sentido. Antes de qualquer coisa, se colocar no lugar do outro é um bom exercício pra se medir o certo e o errado, o bom e o ruim, o justo e o incorreto, o coeso e o incoerente. A Literatura Fantástica em geral traz isso bem aparente. Segue-se um personagem por situações adversas onde é sempre vital prezar por esses fatores. E o mais interessante disso é que essas situações são exploradas ao extremo e nos faz refletir sobre nós mesmos em nosso dia a dia. Aprendo muito ao mesmo tempo que tento passar o que aprendo em meus livros. Claro que muito mais deve ser destacado dessa vertente da literatura, como por exemplo as tramas sempre amarradas com mistérios a serem desvendados (isso realmente faz o leitor não conseguir largar o livro e trabalha a mente do indivíduo desafiando sua inteligência); Ou o aprendizado de uma cultura nova; ou ainda um ângulo nunca visitado de uma cultura já conhecida. Aprende-se mesmo com esse tipo de leitura.
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
O boca-a-boca, seja ao pé da letra ou virtualmente falando, talvez seja a melhor maneira de se incentivar a leitura. Dar ou emprestar livros também é uma boa opção. Visito sempre blogs e sites que falam sobre literatura e artes em geral pra me manter atualizado e ter assunto pra falar, claro. rs. E pensando ainda no incentivo, aí vai um video que fizemos por essa causa:
6 – Que publicações você já tem?
Até agora, só o primeiro volume de Tibor Lobato que foi lançado em outubro de 2011 pela Editora Patuá. Mas garanto que o segundo sairá em breve. Já tenho 70% dele escrito. Tento trazer uma nova visão do folclore brasileiro, desconstruindo personagens já concretos na imaginação das pessoas e lhes dando novas identidades. Ao mesmo tempo resgato muita coisa da cultura brasileira na linguagem universal do infantojuvenil. Algo que sempre busquei e não encontrei por aqui. Penso ter feito um bom trabalho, mas isso quem pode me dizer são vocês: leitores. rs.
7 – Quais são os seus projetos atuais?
Além da literatura, também sou músico, compositor e designer. Comecei uma nova banda que em breve estará por aí com um som bem abrasileirado. Dá pra ter uma noção do lado designer ao visitar o site do livro: aqui e ao ver a capa também. Quem quiser acompanhar tudo isso pode me adicionar no facebook. Adiciono todo mundo.
8 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Uma mensagem? Ok, aí vai: “A leitura, direta ou indiretamente, garante o nosso futuro. Acredito piamente nisso.”
.
Para conferir as novidades sobre o Gustavo, você pode acessar o site e blog de seu livro, seu blog pessoal, seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]