Roberta Spindler e Oriana Comesanha

1. Qual foi a inspiração e de onde surgiu a ideia de escrever “Contos de Meigan”?
ROBERTA e ORIANA: A ideia para escrever Contos de Meigan surgiu ainda no ensino médio. Nós já escrevíamos fanfictions juntas, principalmente do seriado Arquivo X. No entanto, com o tempo veio a vontade de deixar esse mundo de fanfictions de lado e criar algo de nossa autoria. Começamos com pequenas histórias sobre um mundo novo, que chamamos de Meigan. Depois de um tempo, já tínhamos várias anotações sobre esse lugar e percebemos que podíamos levar nossa criação mais a sério. Então, a história de Maya Muskaf foi ganhando forma.

2. O que mais agradou ao escrever o livro e quais foram os desafios de escrevê-lo em dupla? Sempre era fácil entrar em um consenso na hora das ideias?
ROBERTA: Como já escrevíamos juntas desde a adolescência o processo de escrita de Contos de Meigan foi bastante natural. Claro que em alguns momentos tínhamos ideias diferentes sobre o rumo que a trama deveria tomar, mas sempre tentamos chegar a um acordo que beneficiasse a história como um todo.
ORIANA: Escrever com uma amiga com quem você tem milhares de afinidades não é uma tarefa difícil. Mesmo depois de nos separarmos (por motivos acadêmicos), a parceria continuou muito agradável, pois, mesmo à distância, ainda curtíamos as mesmas coisas e trocávamos muitas figurinhas quando nos encontrávamos. Outro fator importantíssimo foi termos a possibilidade de estar sempre em contato graças à internet.

3. Qual é o personagem favorito de vocês?
ROBERTA: É uma pergunta bem complicada (rs). Bom, meu personagem favorito é o Joen. É engraçado, pois fui me apegando a ele aos poucos. É um personagem que adoro escrever e que tem uma personalidade bastante explosiva.
ORIANA: É difícil escolher um só. Dos que tiveram destaque no livro A Fúria dos Cártagos, gosto muito da Alicia, a Magi-Mor. Ela foi uma das primeiras personagens que criamos, por isso tenho um carinho muito especial por ela. Mas fico muito dividida, pois gosto muito das incoerências e inconstâncias da personalidade da Maya Muskaf.

4. O que mais atrai vocês no gênero fantasia?
ROBERTA: Acredito que é a possibilidade de vivenciar algo único e fantástico. É como estar em um sonho, só que acordado.
ORIANA: O que mais gosto é poder pensar a realidade sem necessariamente utilizar o raciocínio ou a lógica do cotidiano. Acho fantástico olhar o mundo e enxergar as possibilidades alternativas à realidade estabelecida.

5. Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
ROBERTA: O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo e Fronteiras do Universo. São marcos na literatura fantástica e me inspiram a escrever cada vez mais.
ORIANA: O Senhor dos Anéis, pela genialidade do Tolkien. As Brumas de Avalon, por ter conseguido me mostrar um pouco sobre magia e relacionamentos e A Sétima Torre, que era a saga que eu lia enquanto Meigan surgia.

6. Que publicações vocês já possuem, além de “Contos de Meigan”?
ROBERTA: Tenho contos publicados em algumas antologias, como Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia II, da Editora Andross. Além disso, fui selecionada para participar da antologia Meu amor é um Mito, da Editora Draco, e da antologia Angelus, da Editora Literata.
ORIANA: Tenho produzido mais dentro da psicologia. Outros contos que produzi ainda estão em fase de elaboração e revisão, por isso ainda não vejo perspectiva para publicação.

7. Como anda a escrita do 2º volume da série?
ROBERTA e ORIANA: Estamos trabalhando com calma para que o próximo livro mantenha a qualidade do primeiro. No entanto, prometemos não fazer nossos leitores aguardarem por muito tempo. A ideia é fazer com que o segundo volume seja mais tenso e sombrio. Teremos mais momentos que se passam na Terra e nos Infernos (mundo dos cártagos). Novas personagens vão surgir e antigas irão encontrar seu fim. Prometemos muitas surpresas. =)

8. Uma mensagem aos leitores do blog CT:
ROBERTA: Agradeço ao espaço que o blog CT nos proporcionou. Aos leitores, espero que continuem acompanhando o desenvolvimento de Contos de Meigan e de outras histórias que ainda irão surgir.
ORIANA: Gostaria de agradecer aos leitores que resolveram nos dar a chance de entrar em suas estantes e dizer aos que gostaram do nosso trabalho, que continuem nos apoiando e buscando conhecer Meigan cada vez mais.