Rubens Conedera
Nome completo: Rubens Maciel Conedera
Idade: 34 anos
Formação: Eletrotécnico, acadêmico em Licenciatura Plena em História
Cidade/Estado: Pelotas, Rio Grande do Sul
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Minhas lembranças com livros são da minha mais tenra infância, meus pais nos presenteavam com livros infantis, aqueles que possuem grandes figuras e textos pequenos. Eu tinha livros antes de ser alfabetizado, recebi estímulos para leitura desde muito cedo.
2 – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?
Gosto muito de literatura fantástica porque vivemos em um mundo cheio de compromissos, e lendo um bom livro deste gênero, nos desligamos de nossa realidade difícil, e nos conectamos com mundos cheios de aventuras, amores e exemplos de valores, tão difíceis de encontrarmos hoje em dia. Vivemos em um mundo onde tudo e todos têm um preço, e as viagens que os livros de literatura fantástica nos proporcionam são inestimáveis, não têm preço mensurável.
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Não sou muito ligado em trilogias ou coisas do gênero, mas os leitores de Carmela e Lorenzo pediram uma continuação, e precisei rever meus conceitos. Acho que Harry Potter, Senhor dos Anéis, e Percy Jackson e Os Olimpianos são as que mais gosto. Mas li muito Paulo Coelho, e um escritor antigo aqui do Rio Grande do Sul, da cidade de Pelotas (João Simões Lopes Neto) que escrevia sobre o imaginário de nosso estado, me inspiraram em aventurar-me pela literatura fantástica. Gosto de misturar romances com literatura fantástica, e para tal, os grandes clássicos como “Romeu e Julieta” e “Tristão e Isolda” influenciaram em minhas aspirações.
4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?
A possibilidade de “viajar” por mundos ou realidades diferentes estimula nossa imaginação, e algumas obras são baseadas em fatos reais ou em lendas de diferentes culturas. Em meus livros, por exemplo, procuro sempre encaixar a estória em épocas e acontecimentos históricos reais. Desta forma, procuro passar ao leitor não só a “viagem” ao fantástico, mas também instigar a curiosidade, a vontade de pesquisar, conhecer fatos reais que passariam tranquilamente por episódios fantásticos.
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Misturar fatos reais aos livros é uma forma de estimulo, e procuro fazer uso das redes sociais; pois a internet é uma ferramenta importantíssima em termos de divulgação. Em minha cidade, que possui uma produção didática e acadêmica muito intensa, um romance “fantástico” surgiu como um “estranho no ninho”, e teve uma grande repercussão. Ligar cultura real ao mundo fantástico faz diferença com certeza, pois assim pais e professores podem indicar a leitura do gênero fantástico. A divulgação das obras literárias no Brasil ainda engatinha, e quando acontece, os livros de autores estrangeiros é que recebem projeção, daí a grande importância dos blogs literários, pois valorizam as produções nacionais.
6 – Que publicações você já tem?
Escrevi três romances, todos ligados à literatura fantástica. O primeiro chama-se “Conspiração”, escrito em 2009 como publicação independente, o segundo chama-se “O Indulto”, escrito em 2010, também independente. O terceiro chama-se “Carmela e Lorenzo”, escrito em 2011, o único dos três a chegar até uma editora tradicional (MODO Editora Tradicional), que trabalhou o livro muito bem, sendo este até agora, o titulo mais vendido da editora.
7 - Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:
“Carmela e Lorenzo” é meu ultimo romance, e conta a estória de um casal e sua luta para tornarem seu amor realidade. O enredo se passa na Itália, no período do Renascimento, quando foram produzidas grandes pinturas em capelas, os afrescos mais conhecidos de grandes mestres como Michelangelo e Da Vinci. Nesta época apaixonante, se desenrola o romance, entre tintas, obras de arte e sangue. Aventura e ação fazem parte do livro, além do romance em si, que se dá de forma diferente, pouco convencional. Carmela é uma menina criada para o trabalho, servia ao pai e as irmãs. Lorenzo é de um mundo diferente, pintor de afrescos como seu pai. O jovem é cheio de mistérios e fatos que limitam seus passos e o tornam solitário. Carmela é convidada pelo pai de Lorenzo para trabalhar, e sua curiosidade é instigada pelo trabalho do rapaz, e seus mistérios. Enquanto Carmela passa a acompanhar e entender o processo difícil para a concepção de um afresco, o amor surge, e a conturbada paixão acontece. Para saber mais, só lendo o livro!!!
8 – Quais são os seus projetos atuais?
Atualmente estou escrevendo a continuação de “Carmela e Lorenzo”, pois foi muito solicitada. Não imaginei a obra para ter uma continuação, mas seu final deu-me espaço para tal. Estou revendo pontos de meus outros romances para coloca-los em analise assim que possível. Comecei outro romance, mas está na “geladeira”, esperando por um pouco mais de tempo para ser concluído. Meu tempo livre praticamente fica em função da divulgação de “Carmela e Lorenzo”. Sobra pouco tempo para escrever.
9 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Caros leitores, a importância de vocês para a divulgação e perpetuação de autores brasileiros dentro do gênero de “Literatura Fantástica” é vital, e as iniciativas de blogs como o CT também são. Meu respeito pelos leitores e pelos blogs é enorme, por vocês é que existimos. Nós, escritores, queremos que o publico de nosso país leia nossos livros, conheçam o novo estilo de escrita que surge com força. Os novos autores nacionais precisam do apoio de vocês, a quem só temos a agradecer. Peço que leiam as postagens sempre que possível, comentem, os blogs que nos apoiam precisam disto. Existem varias resenhas de nossas obras espalhadas pela internet. Precisamos que as leiam, nos apoiem, e se sua curiosidade for instigada, adquiram os livros. Vamos dar força à literatura nacional, cheia de novos talentos!!
.
Para entrar em contato com o autor, seu e-mail: [email protected]