Susy Ramone
Nome completo: Susana Lima
Idade: 35 anos
Formação: Letras
Cidade/Estado: São Paulo/SP
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Eu tomei gosto pela leitura meio tarde. Vim de uma família que não tinha o hábito de ler. Lia os livros estipulados pela escola e nada mais. Foi em 1999 que uma amiga me emprestou um livro de literatura fantástica. Ela estava entusiasmada com a história e eu, mesmo relutante, acabei lendo. Me entusiasmei também. Naquele momento eu percebi que existiam livros capazes de despertar o meu interesse, então comecei a procurá-los e nunca mais parei de ler.
2 – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?
Eu já havia lido algumas coisas que não conseguiram prender a minha atenção. Até hoje, por exemplo, se pego um livro de autoajuda ou romances melosos, não consigo terminar. Cada pessoa tem o seu gênero favorito e o meu é o fantástico.
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Bem, a primeira delas é sem dúvida o universo vampiresco de Anne Rice. Entrevista com o vampiro foi o primeiro livro que li e gostei. Outra saga da autora, que eu adoro, é a das bruxas Mayfair. Cito também O Esconderijo de Dean Koontz e O Cemitério de Stephen King. São livros de fazer roer as unhas, de querer saber o desfecho. Narrativas frenéticas me cativam, me envolvem, me prendem. Talvez por isso, sejam os meus preferidos.
4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?
Nas obras de Anne Rice, o leitor encontra um vasto conhecimento histórico e geográfico; povos, culturas, arte em geral, costumes de épocas remotas se misturam com o enredo de forma verossímil e totalmente cabível. Koontz insere em suas histórias crimes verídicos, demonstra conhecimento em diversas áreas. Tanto as obras dele quanto as de King deixam claro para o leitor que extensas pesquisas foram feitas. Este é outro fator que me chama a atenção. Gostaria de citar também as obras de Agatha Christie. O conhecimento em determinados fatores que compõem as tramas, me deixam maravilhada.
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Divulgo sempre nas redes sociais, no meu blog e estou sempre conversando com as pessoas por aí. Quanto ao incentivo, percebo que muitos jovens não gostam de ler, mas isso é porque não experimentaram ainda, um texto que os cative. Eu sempre digo que ler é legal, empresto meus livros para os meus alunos adolescentes, mostro que existe, sim, a literatura além-escola. É gratificante quando eles gostam e me pedem mais livros do gênero.
6 – Que publicações você já tem?
Publiquei O Anjo Maldito em 2010, participei das antologias: Histórias Envenenadas, Green Death, Última Parada: Sessão Terror e Prisioneiro da Eternidade. O Castelo Montessales foi lançado no último dia 16 de junho pela editora Literata.
7 - Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:
O Castelo Montessales, na verdade, era para ser um conto. Mas a história cresceu e se transformou no livro. Trata-se de quatro pessoas que se mudam para um castelo e começam a ser assombradas por um fantasma. Este, passa a roubar os corpos dos homens e dá início a uma série de estupros. Ele precisa procriar por um motivo específico, mas prefiro que os leitores do blog CT encontrem as palavras de Alfer Medeiros em seu prefácio. Em www.montessales.blogspot.com.br eu conto como surgiu a ideia, disponibilizo os contos avulsos da saga das bruxas Montessales, falo sobre a polêmica do enredo, entre outras curiosidades. Lá também tem todos os envolvidos no projeto e uma sinopse feita por Georgette Silen.
8 – Quais são os seus projetos atuais?
Há poucos dias eu finalizei a reescrita de O Anjo maldito. Todos sabem que conforme adquirimos mais experiência, podemos apontar milhões de falhas em textos antigos. Por este motivo eu o refiz, anexei a parte dois e agora ele está na revisão. Será publicado com o nome de Samyaza. O lançamento está previsto para março, também pela editora Literata. Existe outro livro pronto, também na revisão. Este é de contos. O título é Black Rose, mas ainda não tem data para publicação. No momento estou fazendo um curso de língua portuguesa e revisão gramatical pelo Senac. Trabalho em outra obra intitulada Poison Heart, que tem como base a letra da música dos Ramones. Acredito que até o final do ano esteja concluída. Vamos ver.
9 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Sempre passo por aqui para me manter atualizada. Este blog é realmente fantástico! Adoro!
.
Para saber mais da autora e suas obras, acesse aqui seu blog ou escreva a ela: [email protected]