M. L. Pontes

Nome completo: Marcelo Lacerda Pontes
Idade: 36 anos
Formação: Nutrição
Cidade/Estado: Taubaté/SP

1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Eu nasci em São Paulo, mas bem pequeno, aos cinco anos de idade, vim morar em Taubaté, terra de Monteiro Lobato e, rapidamente fui envolvido pela cultura desse gênio da literatura infantil.

2 – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?
A criatividade humana é algo impressionante e, apesar dos inúmeros títulos no mercado, é impressionante como ainda nos surpreendemos com a visão desses grandes talentos que são revelados a cada dia. Eu amo a Literatura Fantástica, pois ela representa tudo o que um artista deseja: transformar uma tela em branco em algo realmente fantástico e levar seu público a universos verdadeiramente surpreendentes.

3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
São tantas, ainda me lembro da série Vaga Lume, quantos livros e experiências não trocamos com essa série como as Aventuras de Xisto de Lúcia Machado. Bem, mas devo ser mais específico, mas não gostaria de enumerá-las, já que cada uma é especial de uma forma diferente. Entre as três que mais agradou foi: Operação Cavalo de Tróia de J. J. Benítez, uma pesquisa incrível, que transporta literalmente o leitor no tempo com tantos detalhes e descrições exageradamente metódicos. As obras de Tolkien, é claro, O Senhor dos Anéis, uma aventura épica, se não mencioná-lo seria quase uma blasfêmia, ainda mais para mim, uma velho escritor de RPG (Role-playing game). E por último, ainda não terminei minha leitura, mas até o momento estou sendo surpreendido com As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Marti, com personagens complexos e cativantes. Apesar de não ser uma saga, gostaria de recomendar O Presidente Negro de Monteiro Lobato, esse gênio, futurólogo que lançou essa incrível obra muito antes do termo “literatura fantástica” e que poucos conhecem.

4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?
O que torna os livros interessantes e, um fator que os mantém ainda na popularidade apesar das massivas mídias e recursos na área do entretenimento nas últimas décadas, é que, ao contrário das tecnologias visuais como cinema e televisão, nos livros, temos a liberdade para usarmos a imaginação. Acredito que nesse ponto a literatura fantástica é algo mágico, ainda mais para acrescentar o hábito de leitura a nossos mais jovens leitores.

5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Atualmente, gasto o pouco do meu tempo em divulgação, através de blogs e principalmente de minha página no Facebook.

6 – Que publicações você já tem?
Na década de 90 escrevi meus primeiros contos e, no ano de 1997, já possuía minha primeira obra publicada, um sistema genérico de RPG chamado SIGNUS, um dos percursores desse género na época. Escrevi outros contos, de uma saga chama Livro das Almas, que pertenciam ao mesmo sistema, porém após uma crise no mercado literário, algumas editoras fecharam suas portas. Em 2008 decidi voltar a escrever e, em 2011 lancei três livros de uma saga de cinco volumes chamada Algoritmos Sagrados na editora Clube de Autores. Após seu grande sucesso, se tornando a saga best-seller entre as obras de ficção, recebi o convite da Modo Editora, que lançou o primeiro volume Almas Seladas no final de Julho deste ano.

7 - Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:
Algoritmos Sagrados é uma saga romance/sobrenatural que envolve uma intrigante história cheia de amor e contradições. Sua linguagem é simples, mas que não sacrifica a complexidade da história e seu principal objetivo, intrigar o leitor. Sua trama envolve o bem e o mal, e leva a intricados caminhos em busca do conhecimento: existe uma força que nos leva a um destino pré-programado? Esses são os Algoritmos Sagrados.

8 – Quais são os seus projetos atuais?
Estou reeditando o segundo e terceiro volume para 2013 (Máscaras Reveladas e Símbolo Oculto) e finalizando o quarto e quinto volume da obra que ainda não estão definidos.

9 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Quero agradecer a audiência a todos que acompanham o trabalho desses guerreiros literários, os escritores brasileiros que, apesar da dificuldade do mercado, ainda sacrificam suas horas de trabalho em nome do sonho de um país mais educado.

.

Para conhecer mais do trabalho do autor, aqui a página de seu livro no face e seu e-mail: [email protected]