Duda Falcão

Nome completo: Carlos Augusto Falcão Filho
Idade: 37 anos
Formação: Graduado em História, Especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Educação.
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Mesmo antes de se alfabetizado eu já tinha contato com livros e histórias em quadrinhos. Portanto, desde a infância.

2 – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?
Gosto. A literatura ficcional, fantástica ou não, nos leva para outro estado de consciência. Somos capazes, enquanto lemos, de presenciar outras realidades com os olhos dos personagens ou com a voz do autor. A literatura fantástica é a minha preferida, seja ela fantasia, horror ou ficção científica, talvez pelo simples fato de gostar de cenários e personagens que extrapolam o mundo real.

3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Uau! Difícil escolher… Vejamos… Talvez alguns não considerem essa minha primeira escolha uma saga… Mas gosto demais dos Mitos de Cthulhu do Lovecraft. O que mais? O Senhor dos Anéis do Tolkien e atualmente fui fisgado pela Guerra dos Tronos do George Martin. Mas existem outros… Por exemplo, sagas em quadrinhos: Sandman, Hellboy e The Walking Dead.

4 – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?
Toda literatura que é de qualidade sempre acrescentará algo ao leitor independentemente do gênero em que está sendo classificada. Muitos podem não gostar da literatura de horror… Eu, no entanto, adoro a atmosfera criada em um cenário desse tipo. O suspense, o medo, a criatura que espreita debaixo da cama me fascinam. Acredito que a minha própria identidade se constrói dessas leituras. Uma história bem contada pode se fixar em nossa existência de forma tão profunda quanto uma tatuagem gravada em nossas peles.

5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Sou professor. Utilizo a sala de aula para divulgar a literatura de qualidade. Abro discussões com os meus alunos sobre os livros que eles leram e os que gostariam de ler. Sou um dos fundadores da Argonautas Editora, especializada em literatura fantástica, e também idealizei com meus amigos escritores, Christopher Kastensmidt e Cesar Alcázar, a Odisseia
de Literatura Fantástica que ocorre em Porto Alegre.

6 – Que publicações você já tem?
Já publiquei quase trinta contos em diversas antologias de editoras diferentes. Vejamos algumas: Draculea, Invasão, Tratado secreto de magia, Sagas 1, 2 e 3, 2013: Ano Um, Le Monde Bizarre, entre outros.

7 - Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:
A minha obra mais recente é o meu primeiro romance: Protetores. Adorei escrever esse livro. Trata-se de uma história de horror e aventura. O primeiro capítulo foi inspirado em uma sessão de Role Play Game com os amigos. Os Protetores são um grupo de sujeitos convocados para trabalhar em prol do bem e da defesa da humanidade. O cenário principal é a cidade de Porto Alegre, local onde eles enfrentam o mal representado por diversas criaturas já consagradas pela literatura como vampiros, lobisomens, fantasmas, demônios, etc. Confiram! Acho que leitores que gostam de horror vão apreciar, ao menos quem já leu aprovou!

8 – Quais são os seus projetos atuais?
Estou terminando um livro de contos e a continuação do Protetores. Além de estar envolvido com a organização da Odisseia de Literatura Fantástica 2013.

9 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Sejam felizes! A literatura é uma ferramenta capaz de abrir portas…
.

Para acompanhar o trabalho do autor, seu blog, seu twitter e seu e-mail: [email protected]