Glauco Maciel

Nome completo: Glauco Maciel
Idade: 26 anos
Cidade/Estado: Taubaté/SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Comecei a ler, como a maioria das pessoas, pelas leituras que me eram impostas pela escola. Leituras estas que eram maravilhosas, porém, pelo sentido da imposição, me faziam muito mais sentir aversão que prazer. Somente aos 12 anos que fui saber o que era o real prazer da leitura, foi em um feriado de carnaval em que todos os meus amigos foram viajar e eu não, então tranquei-me em meu quarto com 4 livros de um escritor brasileiro pouco conhecido, João Carlos Marinho. Minha lembrança seguinte é a de ler “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupéry. A partir dali, um mundo novo se abriu para mim.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Acredito que as pessoas que buscam o sentido da vida, as respostas de sua alma, geralmente gostam de literatura de fantasia, porque ela responde algumas dessas perguntas, mesmo que para as pessoas chamadas “realistas” essas respostas não existam.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
A minha preferida, indiscutivelmente, é Harry Potter. Acredito que Rowling será, depois de sua morte, coroada como a maior autora da história da literatura. Acho muito difícil que alguem venha a superá-la, neste e no próximo século. Minha segunda é também atual, ao qual me apaixonei perdidamente à primeira vista, a saga Crepúsculo de Stephenie Meyer, por ter renovado a forma de contar a história secular de vampiros, há tanto desgastada. Mas permita-me cometer um deslize aqui e citar quatro ao invés de três sagas, pois coloco no mesmo grau de importância Sherlock Holmes de Sir Conan Doyle e todos os livros de Agatha Christie.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Ela é fundamental, pois abre um mundo que os olhos não estão acostumados a ver. Acredito também que meus leitores vão concordar, porque “A Entrevista com o Bruxo” é um livro que trata do tema magia, mas não existe nele nenhuma fórmula, um método, um ritual específico. E esse mistério é fundamental. É como tirar a venda dos olhos.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Tenho um blog que pode ser acessado por todos, em que tenho tentado mantê-lo atualizado, sempre com informações sobre livros e sites que mais tenham me agradado.

6 - Que publicações você já tem?
Meu primeiro livro se chama “A Entrevista com o Bruxo”, e está disponível para venda através de meu site.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Além do blog já citado, estou trabalhando em meu segundo livro que, apesar de ser mais interessante para autor e editora manterem segredo quanto ao título e enredo, deverá se chamar “O Evangelho Segundo o Arcanjo São Miguel”, e tratará da vida de Jesus contada nos evangelhos bíblicos, mas seguindo a ótica do anjo que tinha como missão proteger Jesus. Depois desse lançamento pretendo começar a escrever minha própria saga, mas sobre isso peço para dar poucas informações, já que não há nada de concreto.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Primeiramente, quero dar meus parabéns ao Cristiano pela iniciativa do blog. Em segundo lugar, deixo uma felicitação aos leitores que me acompanham neste momento, desejando-lhes um ano novo de saúde e sorte, e claro, muitas leituras. Muito obrigado!

.

E para entrar em contato com o Glauco e conhecer mais sobre o seu trabalho, assim como comprar o seu livro, você pode acessar seu blog, seu site ou segui-lo no twitter.