Raphael Draccon

Nome completo: Raphael Draccon
Idade: 28 anos
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?

Desde antes de aprender a ler. Quando eu tinha lá pelos 02 ou 03 anos, minha mãe já pegava livros da História do Brasil e ficava lendo para mim, até que eu pudesse aprender e o fazer por mim mesmo.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?

Porque o fantástico pode ser utilizado como metáfora de muita coisa que não seria compreensível sem ele. Eu vejo poesia nessa literatura e a utilizo como metáfora espiritual. Outros autores a utilizam como metáforas de outras idéias, e gosto dessa diversidade. É o que me atrai na literatura fantástica.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?

As Crônicas de Artur, do Bernard Corwell, porque é fantástica a forma como você pode ler a série como literatura histórica ou como uma literatura “low fantasy”, e em qualquer uma delas respirar adrenalina. Qualquer série do Robert Howard, desde a Era Hiboriana do Conan até a Era Thuriana de Kull, porque foram cenários e personagens que me fizeram companhia quando mais novo. Sandman, porque Neil Gaiman é rockstar e também vê o fantástico como metáfora espiritual.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?

Como em todo livro de qualquer gênero, gosto de aprender alguma coisa ou repensar atitudes, conceitos e opiniões. Quando termino um livro sem aprender nada, sinto que perdi existência. A literatura fantástica dá oportunidade de tocar em sensações e sentimentos com metáforas diferentes e inesgotáveis, e que muitas vezes ainda podem passar como mero entretenimento para quem ainda não está apto a absorvê-la, o que também não é ruim. Quantas vezes nós podemos reler “O Pequeno Príncipe” ao longo da vida e aprender algo novo? São coisas assim que eu espero que me acrescente, e espero acrescentar.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?

Participo de eventos e palestras em escolas, e escrevo a coluna fantástica “Cavernas & Dragões”, no megablog “Sedentário & Hiperativo”, que chega a milhares de pessoas.

6 - Que publicações você já tem?

A Série “Dragões de Éter”, e uma penca de contos de premiações ou como convidado de honra de antologias de editoras emergentes.

7 - Quais são os seus projetos atuais?

Estamos preparando “Dragões de Éter - Círculos de Chuva” para o lançamento em junho ou julho desse ano, provavelmente no Fantasticon 2010.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:

Metade da vida de um homem envolve sobreviver ao mundo. A outra metade envolve descobrir um significado para sua existência. Para o primeiro, existe o trabalho, o instinto e a evolução natural. Para o segundo existe o amor. A Fé. E o sonho.

.

Para entrar em contato com o Raphael, você pode acessar seu blog, acompanhar sua coluna “Cavernas & Dragões” ou mandar um e-mail a ele: [email protected]

.

Assista o BookTrailer de Dragões de Éter: