Helena Gomes

Nome completo: Helena Gomes
Idade: 43 anos
Cidade/Estado: Santos/SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Acho que desde que aprendi a ler e a escrever. Sempre fui fascinada por livros e me lembro de, pequena ainda, ficar pedindo para meu pai comprar os livrinhos infantis que eu via nas lojas.

2 - Por que você gosta de ler a literatura de fantasia?
Sinceramente, não presto muita atenção ao tipo de literatura que estou lendo. O importante, para mim, é que o livro traga uma história interessante, bem contada, que me prenda como leitora.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Gosto de HP, que comprei na Bienal do Livro logo que saiu. Na verdade, comprei para dar de presente a uma amiga, mas gostei tanto da história que acabei ficando com o livro para mim! rsrs Na sequência, li a trilogia O Senhor dos Anéis. Tanto HP quanto SdA são sagas que trazem boas tramas e nos envolvem como leitores. Mas minha preferida, como viciada no universo da Távola Redonda, é a Trilogia de Merlin, de Mary Stewart. Tudo de bom mesmo!

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
É o ponto de partida para as viagens deliciosas e imperdíveis que somente a relação livro-leitura-leitor pode nos proporcionar.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Participo de entrevistas e eventos literários sempre que posso. Também procuro colocar elementos fantásticos nas minhas histórias, mesmo que sejam contos e juvenis de mistério. E organizo, sempre que possível, antologias com a temática Literatura Fantástica, reunindo contos de outros autores.

6 - Que publicações você já tem?
Publiquei até agora os livros Assassinato na Biblioteca (Rocco, 2008), Lobo Alpha (Rocco, 2006), Código Criatura (Rocco, 2009), Kimaera – Dois mundos (Jambô, 2009), o infantil Nanquim – Memórias de um cachorro da Pet Terapia (Paulinas, 2008) e a saga A Caverna de Cristais, com os livros O Arqueiro e a Feiticeira (Devir, 2003, Idea, 2009), Aliança dos Povos (Idea, 2007) e Despertar do Dragão (Idea, 2008). Sou co-organizadora da antologia de contos Anno Domini – Manuscritos Medievais (Andross, 2008) e organizadora do livro de reportagens Vidas em Pauta (2008) e da antologia Dimensões.BR – Contos de Literatura Fantástica no Brasil (Andross, 2009). Em 1997, escrevi em coautoria o livro de não-ficção Memórias da Hotelaria Santista. Publico contos em revistas especializadas e antologias, como Ficção de Polpa 3 (Não Editora, 2009), O Livro Negro dos Vampiros (Andross, 2007), Dias Contados (Andross, 2009) e Marcas na Parede (Andross, 2009).

7 - Quais são os seus projetos atuais?
No momento, estou terminando de escrever um livro para a editora Escrita Fina, em parceria com a escritora Kathia Brienza, e também cuidando da organização da antologia Tratado Secreto de Magia, da Andross. Em breve, serão publicados dois livros meus: a adaptação do romance de Tristão e Isolda, pela editora Berlendis & Vertecchia, e o romance policial Sangue de Lobo, pela DCL, escrito em parceria com a escritora Rosana Rios.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
O blog realiza um excelente trabalho, que cresce mais a cada dia graças a todos vocês. Muito obrigada pela oportunidade de falar dos meus livros..

.

Para saber mais sobre o trabalho de Helena, você pode acessar seu site oficial, seu blog, o blog do seu livro Lobo Alpha e do Caverna de Cristais.