Ricardo Estevão
Nome completo: Ricardo Estevão de Almeida
Idade: 37 anos
Formação: Jornalismo (UNITAU - Universidade de Taubaté - SP). E atualmente é professor de Redação do Sistema Anglo de Ensino. Trabalha com alunos de Ensino Fundamental II.
Cidade/Estado: Pindamonhangaba - SP
1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Desde pequenininho. Assim que aprendi a ler, uma de minhas diversões era ler todos os textos do livro didático de Língua Portuguesa - e adorava fazer redações imensas! Ao final do ano letivo, pegava os cadernos e enchias as folhas que restavam com histórias. Eram meus livros de aventura e de romance, muitos deles inspirados em títulos da Série Vaga-Lume, da Editora Ática.
2 – Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Costumo dizer que o papel do escritor, assim como a missão da arte de um modo geral, é levar as pessoas até o alto de uma montanha, apresentando a elas um visual magnífico e aproximando-as da lua e das estrelas. Eu gosto quando fazem isso comigo: a literatura fantástica me leva até o alto dessa montanha. E eu consigo tocar a lua e as estrelas! Porque posso voar!
3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Harry Potter, disparado na frente! Fico impressionado com a criatividade da autora, que consegue fazer os sete volumes com a mesma intensidade. A história não enrola, pelo contrário, desenrola-se com lances cada vez mais emocionantes - e tudo faz sentido no final! Eu adoro o Lorde das Trevas, preciso confessar. Mas admiro muito a bondade e o heroísmo do Harry. Adoro também Crônicas de Nárnia pelo aspecto que muitos condenam: a metáfora religiosa, admiro a sutileza e a profundidade, é lindo! Ah, e um dia vou ler O Senhor dos Anéis, sou muito fã dos filmes.
4 – Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Costumo dizer que toda leitura já é uma espécie de autoajuda. É sempre bom ampliar seu vocabulário, aprender ortografia, pontuação, técnicas de comunicação. E a literatura de ficção traz o sonho, a fantasia. Ninguém vive sem sonho. E os sonhos podem mudar a realidade: basta você abrir a porta do seu quarto (ou do seu coração)!
5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Recomendo a todos os meus alunos a leitura de histórias que por um motivo ou outro chamem a sua atenção. O importante é ler sempre, seja qual for o gênero. Mas a literatura fantástica sempre atrai, sempre encanta. E acabo de lançar minha primeira obra fantástica!
6 – Que publicações você já tem?
A Editora Nativa, de São Paulo, abriu as portas da produção literária para mim, publicando meus três primeiros romances: “Quantas vezes eu morri” (2003), “O amor silenciado” (2006) e “Rio e Mar” (2007). São livros densos, de temática adulta, com muito suspense, romance e sangue, rs! Daí fui acusado de ser muito trágico. Então criei a saga de “Sete Dias no Reino de Etar”, publicada agora pela editora Novo Século. É minha primeira incursão no universo fantástico. É uma história sobre a esperança, mas não pense que não tem lances trágicos. A gente não muda assim, da noite para o dia…
7 – Quais são os seus projetos atuais?
Divulgar “SETE DIAS NO REINO DE ETAR” para o mundo! Quem já leu, está fascinado com a história, ebaaaa! E já estou escrevendo o segundo volume da trilogia. E participo do projeto TRAVESSIA BALKIS - CANAL DA MANCHA A 4, que levará quatro nadadoras brasileiras para a lendária travessia entre a Inglaterra e a França, em junho de 2011. Escrevo para o site www.travessiabalkis.com.br, contando todos os episódios dessa aventura!
8 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Primeiramente, parabenizo a essa geração de leitores - o futuro pertence a vocês! E os sonhos também! E convido cada um de vocês a viver “SETE DIAS NO REINO DE ETAR”, acho que vocês vão gostar, vão querer voltar e poderão até ajudar o protagonista Pedro a encontrar seu pai. E não se esqueçam: “Tudo pertence ao coração que confia.”
.
Para conferir as novidades sobre o Ricardo, você pode acessar o site de seu livro, ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]