Gerson J. V. Couto

Nome completo: Gerson Joaquim Victor Couto
Idade: 29
Formação: Universitário (Cursando Bacharelado em Dança-UFRJ)
Cidade/Estado: Rio de Janeiro-RJ

1 – Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Meus pais sempre incentivaram a mim e meus irmãos a ouvir música e ler. Minha mãe e minha irmã me ensinaram a ler antes de entrar na escola. Desde então nunca mais parei. Na escola sempre estava com um livro nos braços, pois não gostava de matéria alguma, rsss. Até hoje, sempre leio no ônibus, praia ou qualquer outro lugar.

2 – Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Tem um lado meu que acha tudo muito chato, rsss. Por mais coisas que façamos, eu sempre quero mais. Eu trocaria a UFRJ por Hogwarts, adoraria fazer amizade com um dragão, seguir os passos de um coelho que carrega um relógio, ver que, nas sombras, existe um universo infinito. Mas nada disso acontecerá. Por mais aventuras que possa viver, estas e muitas outras fazem parte de um sonho que não se realizará. E acredito que, a forma de viver “a grande aventura de nossas vidas” mas não a única, seja nos livros.

3 – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Essa é difícil! Rsss. Mas vamos lá. (Não falar de Nárnia será um tanto quanto estranho, rsss)
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Foi a série que mais li em toda minha vida. O fato da história se passar no Brasil, com personagens do nosso folclore sempre me impressionou. A maneira como tudo era retratado e, em especial, Os Doze Trabalhos de Hércules, quando o Visconde, Emília e Pedrinho ajudam Hércules a realizar os Doze Trabalhos é fantástico, tudo com muito bom humor, nem por isso boboca.
Harry Potter – Em Harry Potter tudo é muito bem definido e isso atrai a atenção de todos, ainda mais nesse tempo louco em que vivemos onde tudo está misturado. Em H.P, Rowling mostrou ao mundo que ler é legal, e que o universo infantil não é sinônimo de coisinhas engraçadas e rasas. Harry Potter trabalha com temas sérios e importantes na formação do caráter do público infantil. Além de tudo isso, todos os pais deviam agradecer Rowling (rsss) por que o ato de ler saiu da classificação “não tenho amigos, não saio de casa, não sou legal, por isso leio”. Quando a série acabou as pessoas não pararam de procurar por mais livros. Após Harry Potter, ler tornou-se legal como ir à praia ou sair à noite.
O Vampiro-Rei – Andre Vianco – Gosto dos trabalhos do Vianco mas este, em especial, me surpreendeu. A história dos Bento, Cantarzo e tudo mais, correndo de uma ponta a outra do Brasil, é espetacular. O cara manda bem, a trama é envolvente e a maneira como se desenvolve é muito boa e não dá vontade de parar de ler. Gosto da propriedade brasileira que corre pela história, muito mais vívida (pra mim) que nos outros trabalhos. Enfim, um trabalho que me dá vontade de ler e reler.

4 – Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Ler fantasia, além de fazer nosso coração bater mais forte e nos levar a lugares que jmais conheceremos, trabalha com arquétipos e outros símbolos importantes para o crescimento humano de forma não-chata. De nada adianta a imagem de um Centauro, Demônio ou Mago se eles não carregarem algo em seu interior, que ultrapasse o limite da imagem. Aí está o legal da fantasia.

5 – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Mantenho-me acessível para conversas, dúvidas, bate-papos e o que mais as pessoas tiverem em mente. Falo sobre os que já li, especialmente sobre os trabalhos que gosto na literatura fantástica brasileira. O fato de ser autor faz com que as pessoas te escutem um pouco mais, daí é o momento para indicar bons trabalhos, não importando se são lançamentos ou livros descobertos num sebo. Também mantenho meu site e um blog bem-humorado, onde falo sobre outras coisas, o que é divertido já que a imagem de um escritor quase sempre é séria e, bem, você pode escritor e um cara legal, rsss. E falar sempre sobre a literatura fantástica de uma forma legal, assim a pessoa lê e, se gostar continua, se não, pelo menos conheceu para dizer que não é seu gênero preferido. Muita gente nem conhece e faz cara feia quando falo sobre literatura fantástica, daí quando cito alguns livros, sempre aquela expressão de surpresa: “Não sabia que isso era literatura fantástica”. Se quisermos divulgar, devemos oferecer a literatura fantástica de forma agradável e respeitar o gosto e opiniões, positivas e negativas.

6 – Que publicações você já tem?
Hemisfério-Dorso, publicado em 2009 pela Editora Multifoco. O livro está agora em sua segunda edição.

7 – Quais são os seus projetos atuais?
Além da continuação do Hemisfério-Dorso, que se chama Hemisfério-Lad, tenho um livro de comédia (sim, também me surpreendi quando tive tal ideia) que, na verdade, nasceu do meu diário de quando me mudei para o Rio de Janeiro e, por nove meses, morei numa casa com mais 45 homens. Então, após ver o quanto as pessoas se divertiam quando contava algumas das coisas que aconteciam na casa, decidi transformá-lo em livro, mas deixando somente o que é engraçado.
Sobre o terceiro, também pronto, ainda não posso falar sobre. Mas preparem-se por que está muito legal. O que posso adiantar é que tem um pé no terror, rsss.
O livro O Vale, escrito por mim e mais três autores, está em processo de revisão.
E na próxima edição da Revista Scarium sairá um conto inédito meu, Sob o Reflexo da Luz Noturna. É um conto meio sombrio, sobre um pequeno tritão que é raptado pelo espírito de um caranguejo.
Agora estou em andamento com mais um livro de fantasia. Mas só posso falar sobre quanto estiver pronto. J

8 – Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Aeeeee leitores do Criando Testrálios, continuem acessando o blog, que muito nos ajuda, divulgando nossos nomes que compõe a nova geração de autores brasileiros e que tem feito um excelente trabalho ao longo de tanto tempo. Continuem lendo, estudando (Nem que seja só pra arranjar um emprego decente, ganhar bastante dinheiro e com isso fazer um monte de coisas legais, rsss) e acreditando naquilo que faz vocês levantarem da cama toda manhã. Disciplina é a base do sucesso, e com ela sempre sobra mais tempo para se divertir. Um grande abraço.

.

Para conferir as novidades sobre o Gerson, você pode acessar seu Site, Blog e seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]. Para adquirir seu livro clique aqui.