G. Brasman
Nome completo: Gustavo Girardi Brasman
Idade: 34 anos
Formações: Tecnologia da informação e pós graduado em administração, qualidade e produtividade.
Cidade/Estado: Curitiba/Paraná
1. Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Lembro de ler desde sempre. No começo eram Gibis da turma da mônica e Tio Patinhas, depois foram revistas como Conan e livros da coleção vaga-lume, de Isaac Asimov e alguns clássicos como Ilíada. Ultimamente estou lendo muito mais ficção fantástica, que é o meu estilo preferido de leitura.
2. Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
Gosto por que gosto de ser surpreendido pela capacidade criativa dos autores de fantasia. A possibilidade de criar sem limites e de poder colocar em palavras os nossos sonhos é o que eu mais gosto. Afinal, tirando o fato de usar a cueca por cima das calças (risos), quem é que não gostaria de ter os poderes do super homem?
3. Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Senhor dos Anéis, Harry Potter e Percy Jackson.
- Senhor dos Anéis – Tolkien empenhou-se tanto e com um zelo tão grande, que conseguiu criar algo totalmente novo e, ao mesmo tempo, crível e incrível! Simplesmente é o “pai” de um novo gênero que influenciou praticamente todos os outros autores de fantasia depois dele. Senhor dos Anéis, para mim, é o melhor livro de ficção fantástica de todos os tempos.
- Harry Potter: conseguiu, de uma forma espetacular, mesclar o mundo mágico com o mundo real. Além disto, conseguiu juntar o que havia de bom de várias lendas e outras histórias em uma só saga. Para mim, a melhor saga de fantasia desde o Senhor dos Anéis.
- Percy Jackson: o autor (Rick Riordan) resgatou toda a antiga mitologia grega e a inseriu no nosso mundo atual de tal forma que a gente realmente acredita que aquela professora velha e feiosa pode ser uma empousa ou que, a qualquer momento, um minotauro pode surgir por entre as árvores.
4. Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Em primeiro lugar, DIVERSÃO! Quando leio algo ou é para me divertir ou é para aprender. Sinceramente, leio e escrevo pensando em ter momentos de lazer puro. Agora, se conseguir me divertir e aprender algo ao mesmo tempo, melhor ainda.
5. Que publicações você já tem?
Apesar de escrever desde muito cedo, nunca havia buscado ser publicado pois era apenas um hobby. Foi assim até que, junto com o Norris, criamos as Crônicas dos Senhores de Castelo. Em uma conversa no café, decidimos tentar publicar o livro apenas por farra.
6. Como e quando surgiu a idéia de escrever o livro “Crônicas dos Senhores de Castelo”?
Foi em um café (normalmente nossas melhores conversas são em cafés ou em almoços), quando descobrimos que nossos gostos literários e hobbies eram semelhantes. Daí para criar uma pequena história foi um pulo. Mas a história “não queria ser acabada” e, de 30 páginas, pulou para mais de 100 e depois de algum tempo, vimos que precisaríamos de mais de um livro para acabá-la.
7. Qual é a parte boa e ruim de escrever um livro na companhia de outro autor?
As partes boas são - um incentiva e cobra o outro para continuar; o que fica ruim ou não se encaixa, o outro não tem dó e retira (o que é bom para a história); podemos “dividir” esforços pois enquanto um escreve o outro faz relacionamento com os leitores ou vice e versa; as ideias ficam muito mais criativas (sempre nos desafiamos a fazer coisas diferentes, o que resulta em experiências bem interessantes). A parte ruim é quando a ideia de um entra em conflito com a ideia do outro. Às vezes resolvemos em poucos minutos, mas em outras vezes, demora dias ou até semanas para acharmos uma solução alternativa ou para um convencer o outro por que aquela ideia será melhor para a história. No fim, vence sempre a alternativa que vai ser melhor para a experiência do leitor.
8. Quais são os seus projetos atuais? E como anda a continuação de “Crônicas dos Senhores de Castelo”?
Logicamente, temos como foco principal neste momento as Crônicas dos Senhores de Castelo. Estamos escrevendo o livro II neste momento (está com mais de 100 páginas) e a intenção é lançar dentro de um ano. Mas como queremos que esta história não se restrinja a livros, estamos começando a procurar parceiroas para outras mídias (games, animação cinematográfica, graphic novel, jogos de cards e de tabuleiros, etc). Além dos Senhores de Castelo, estamos elaborando uma outra série juvenil de aventuras e mistérios que pretendemos, daqui a alguns anos, lançar no mercado brasileiro. Temos também alguns contos que estamos guardando para fazer uma coletânea algum dia desses.
9. Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Se você curte se divertir com aventuras em outras realidades (Star Wars, Harry Potter, Nárnia, etc), as Crônicas dos Senhores de Castelo talvez lhe interesse. Se interessar e ler, espero que compartilhe conosco desta experiência e curta bastante a história que criamos. Como eu disse antes, nossa intenção é nos divertir e divertir os leitores, por isto, estamos sempre à disposição para conversar e trocar ideias com que quiser saber mais (são tantos detalhes e informações, que é quase impossível colocar tudo em apenas um livro). Um grande abraço e, nos vemos no Multiverso!
.
Para conferir as novidades sobre o Brasman, você pode acessar o site de seu livro, seguí-lo no Twitter ou até mesmo lhe mandar um e-mail: [email protected]