Gabriel Arruda Burani

Nome completo: Gabriel Arruda Burani
Idade: 24 anos
Formação: Psicólogo
Cidade/Estado: Cerquilho - SP

1 - Desde que idade você tem o hábito da leitura?
Primeiramente gostaria de agradecer o espaço e a oportunidade.
Acredito que comecei a ler sozinho lá pelos 05 ou 06 anos. Antes disso, entretanto, meus pais costumavam ler livrinhos para mim. Minha mãe sempre diz que quando era menor ainda, já reconhecia letras… Tínhamos o hábito de visitar livrarias, algo que mantenho sempre que encontro uma… Em minha casa, conservo a maioria dos livros que tive desde a infância até hoje.

2 - Por que você gosta de ler literatura de fantasia?
A literatura é a oportunidade de viajar na mente do autor. Existem viagens técnicas, de negócios. Viagens românticas, viagens boas ou mesmo ruins. Viajar em uma mente fantástica, por meio de um livro é uma oportunidade de nos surpreender com aquilo que, muitas vezes, nunca foi pensado até então. É uma possibilidade do irreal ou imaterial ganhar forma e alguma concretude. Por isso gosto da literatura fantástica: as possibilidades são infinitas.

3 - Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?
Apenas 3 sagas é difícil…. ahahah
Bem, a primeira saga que li chama-se “O Pequeno Vampiro” de Angela Sommer-Bodenburg. Não é o que podemos chamar de uma literatura de terror – embora tenha vampiros. È uma série antiga, dos anos 80 e 90, e a possibilidade de criar uma saga com personagens correntes e evolutivos, me fascinou. Foi a primeira e continuará sendo.
Deixando os livros empoeirados de minha infância, existem alguns livros que, é claro, vivem no coração de todos nós: Senhor dos Anéis e Harry Potter ocupam o segundo lugar, empatados em minhas preferências. Em especial Senhor dos Anéis por suas circunstancias, sua magia, escrito em uma época em que o mundo perdia seu brilho e
Harry Potter por ter nos dado tantas possibilidades, até então ou inéditas ou espalhadas pelo mundo.
Confesso que, em decorrência de outros compromissos, estou um tanto atrasado na leitura de novas sagas.

4 - Na sua opinião, o que essa literatura acrescenta a você e aos seus leitores?
Possibilidades. A leitura e a escrita nos dão possibilidades de sentir, pensar e viver algo que esteve escondido na mente de alguém: na nossa ou de outrem.

5 - O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?
Desde o lançamento de Hugo o Vampiro, As Luzes na Idade das Trevas, realizei e realizo palestras e oficinas em Escolas e Associações sempre incentivando a Leitura e a Escrita. Com apoio de iniciativa privada e de Secretaria de Cultura e Secretaria da Educação, já palestrei nas cidades de: Campos do Jordão - SP, Cerquilho - SP, Piracicaba - SP, São Paulo - SP, Tietê - SP, Cuiabá – MT, Rio de Janeiro – RJ. O contato com os leitores é sempre positivo e divertido. Conversas em sites, blogs, twitter e outros meios eletrônicos também são um ótimo meio de incentivar a leitura e a escrita. Mais uma vez agradeço esta oportunidade.

6 - Que publicações você já tem?
Minha primeira publicação ocorreu em 1993, em uma antologia. Tinha sete anos e escrevi sobre “As Aventuras de Gum o Gnomo”. Um intervalo de quinze anos separou de outras publicações, embora tenha escrito bastante. Em 2008, participei da antologia Caminhos do Medo (Ed. Andross) com o conto “Na calada da madrugada”. Naquele mesmo ano, publiquei o livro “Hugo o Vampiro – As Luzes na Idade das Trevas” pela Ed. All Print, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2009 publiquei pela Ed. Lulu um livro infantil “A Magia do Agir”; livro está disponível em português, inglês e espanhol. Atualmente “A Magia do Agir” está disponível pela Ed. Bookers. Tenho também alguns contos publicados e artigos científicos. Costumo agarrar toda oportunidade de publicar alguma coisa que seja interessante.

7 - Quais são os seus projetos atuais?
Estou em busca da publicação do segundo livro da saga de Hugo, que deve chamar Hugo o Vampiro – A Coroa de Sangue. Tenho um projeto de literatura infanto-juvenil, e outro sobre literatura fantástica (com muita magia, intrigas e criaturas mágicas) que pretendo apresentar às editoras entre este ou o próximo ano. Meus projetos, em geral, costumam ser extensos o que demanda algum tempo de elaboração e estudo. A prioridade, porém, e a continuidade da saga de Hugo o Vampiro.

8 - Uma mensagem aos leitores do blog CT:
Amigos e companheiros de letras, não deixem de ler, imaginar e criar. Todos têm um mundo fantástico dentro si que pode e deve ser explorado. Exercitando suas capacidades, da escrita, leitura ou de qualquer expressão artística, você está contribuindo para seu próprio desenvolvimento. Assim, leiam, imaginem e criem.

.

Para mais informações sobre o trabalho do Gabriel, acesse seu blog, siga-o no Twitter ou lhe envie um e-mail: [email protected]